União Europeia investiga integração do Microsoft Teams com Office 365

1 min de leitura
Imagem de: União Europeia investiga integração do Microsoft Teams com Office 365
Imagem: Unsplash

A Comissão Europeia anunciou nesta quinta-feira (27) a abertura de uma investigação contra a Microsoft para averiguar uma possível prática anticompetitiva de mercado envolvendo serviços da companhia.

O caso é a integração entre dois serviços diferentes da empresa: o pacote de ferramentas de edição de conteúdo Office 365, agora chamado de Microsoft 365, além do serviço de videoconferências e mensageiro corporativo Microsoft Teams.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o órgão de fiscalização comercial da União Europeia, a prática pode ser um exemplo de abuso e defesa de posição de mercado, pois a empresa acaba restringindo a chance de competição em produtos de comunicação e colaboração ao "casar" duas de suas ferramentas e facilitar o uso conjunto pelos usuários, reduzindo as chances de que o usuário busque outra alternativa de fora.

UE começa a investigar MicrosoftUE começa a investigar MicrosoftFonte:  Unsplash 

Essa suposta vantagem competitiva foi denunciada pela empresa responsável pelo Slack, outro mensageiro corporativo que é concorrente do Teams e acusa a rival e ilegalmente unir as duas ferramentas e abusar de uma posição já dominante no mercado.

O caso foi registrado pela primeira vez em julho de 2020 e é motivado por um boom no setor de comunicação digital durante os primeiros meses da pandemia da covid-19 — quando praticamente o mundo inteiro ficou em quarentena, precisando de ferramentas à distância para trabalhar e conversar.

No período, o Teams chegou até a ser liberado gratuitamente, além de ter a integração facilitada com outros produtos da Microsoft. Por enquanto, não há um prazo para que as investigações da Comissão Europeia terminem e todos os lados envolvidos devem ser ouvidos ao longo do processo.

Em nota enviada ao site TechCrunch, a Microsoft diz que respeita o trabalho da instituição, leva as próprias responsabilidades a sério e "vai continuar cooperando" para "encontrar as soluções que responderão a essas preocupações".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.