Microsoft: setor de PCs diminui, mas nuvem e Xbox salvam

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A Microsoft divulgou o mais recente relatório fiscal da companhia. Em comparação ao mesmo período do ano fiscal anterior, no geral, os resultados são positivos para a gigante.

A receita obtida na soma de todos os setores é de US$ 56,2 bilhões, o que significa 8% a mais do que no mesmo período do ano passado e ultrapassando as expectativas do mercado. Já os lucros operacionais apresentaram uma alta de 18%, chegando aos US$ 24,3 bilhões.

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A Microsoft divulgou os resultados do último trimestreA Microsoft divulgou os resultados do último trimestreFonte:  GettyImages 

Altos e baixos

Entre os setores mais bem sucedidos no trimestre, o destaque é a divisão Cloud, que inclui os serviços Azure. Houve um crescimento de 26%, em especial com investimentos iniciais da companhia em inteligência artificial (IA), e as vendas da divisão para clientes ultrapassaram a barreira dos US$ 110 bilhões pela primeira vez em um ano fiscal inteiro.

O pacote de ferramentas Microsoft 365 Consumer, que é o novo Office online, também apresentou bons resultados. A quantidade de assinantes aumentou em 2,5 milhões em um trimestre, com um crescimento de 12% na receita em comparação com o ano passado.

Já a divisão Xbox é uma das notícias de recepção mista. A receita de venda de hardware caiu consideravelmente (13%), mas a comercialização de consoles foi compensada pela venda de serviços e assinaturas como o Game Pass, que subiu 5%.

Xbox Series X|S.Xbox Series X|S.Fonte:  Microsoft 

Recentemente, os valores da plataforma foram reajustados e essa mudança deve ter algum impacto no próximo relatório fiscal.

Problemas em hardware

Porém, a má notícia fica para o setor de PCs e dispositivos, incluindo o sistema operacional Windows. A queda apresentada foi de 12%, com a divisão ficando no vermelho durante todo o ano fiscal — algo que ocorreu especialmente pelo mercado de computadores, que está em queda livre global há algum tempo, como mostram uma série de pesquisas de mercado.

Para os próximos meses, a Microsoft já adotou novos planos: descontinuar acessórios para o consumidor padrão, como mouse e teclados, e focar em um setor premium, que é a linha Surface.

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