O que é Slack? Como funciona a ferramenta

3 min de leitura
Imagem de: O que é Slack? Como funciona a ferramenta

Slack é uma plataforma de comunicação comercial em que pessoas e grupos podem se comunicar e compartilhar tarefas e arquivos. Ela é adotada por diversas empresas visando aumentar não apenas a produtividade como também ampliar a comunicação entre funcionários.

O sucesso da ferramenta é tanto que, no fim de 2020, a Salesforce comprou o Slack por nada menos que US$ 27,7 bilhões, cerca de R$ 153,36 bilhões na conversão atual.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Slack é uma ferramenta de comunicação em grupo que faz sucesso no mundo inteiro.Slack é uma ferramenta de comunicação em grupo que faz sucesso no mundo inteiro.

Hoje o TecMundo explica o que é a ferramenta e como utilizá-la no dia a dia. Confira:

Como funciona o Slack?

O primeiro passo é estar em um workspace (área de trabalho). Você pode ser convidado para um projeto já criado ou criar seu grupo de trabalho.

Para isso, vá na opção "Adicionar workspaces" e em seguida na opção "Criar um novo workspace". A partir daí, você pode editar seu grupo de trabalho convidando pessoas para participar dos chats.

É preciso criar ou entrar em um workspace existente no Slack.É preciso criar ou entrar em um workspace existente no Slack.

Em seguida, é hora de criar os canais, que são grupos de mensagens identificados pelo símbolo # seguido do nome do grupo. Por exemplo: se quiser criar um grupo apenas com integrantes de seu time de vendas, basta adicionar um canal, escolher os integrantes que fazem parte da equipe e nomear o grupo como #vendas.

Cada canal no Slack possui um determinado grupo de participantes para um assunto específico.Cada canal no Slack tem determinado grupo de participantes para um assunto específico.

Como conversar pelo Slack

O Slack permite conversas particulares e canais em que é possível escolher os integrantes que farão parte do bate-papo em grupo.

Para conversar com determinada pessoa, basta procurá-la na busca do workspace e enviar uma mensagem ou reativar o chat caso já tenha iniciado uma conversa em outro momento. Os registros particulares ficam agrupados em "Mensagens diretas".

As conversas em particular ficarão agrupadas em As conversas particulares ficam agrupadas em "Mensagens diretas".

Nas conversas, é possível enviar qualquer tipo de arquivo e links do YouTube com a possibilidade de reprodução dos vídeos no próprio chat, assim como links de matérias, GIFs etc.

É possível enviar vídeos do YouTube que e reproduzi-los dentro do chat.É possível enviar vídeos do YouTube e reproduzi-los no chat.

No chat, também há atalhos que permitem realizar diversas funções, algumas não relacionadas à conversa. Essas opções ficam localizadas no botão com o símbolo de raio (como na imagem abaixo).

Dentro do chat há uma opção de atalhos que permitem realizar outras funções de uma forma rápida.No chat, há uma opção de atalhos que permitem realizar outras funções de forma rápida.

Entre elas, há a possibilidade de criar um lembrete para determinada data e horário, um Snippet (uma parte de um código de uma linguagem de programação) ou uma postagem, atualizar seus status e até mesmo iniciar um novo canal.

Comandos do Slack

O Slack tem uma série de comandos para facilitar a comunicação e sua vida. Com eles, é possível desde mencionar uma pessoa no chat até programar um lembrete durante uma conversa sem a necessidade de sair do bate-papo.

O Slack permite gerar comandos através do seu chat.O Slack permite gerar comandos através do seu chat.

Conheça alguns dos comandos mais utilizados na ferramenta:

  • /dm @nomedapessoa — Envia uma mensagem particular para a pessoa mencionada.
  • /call — Inicia uma chamada de voz.
  • /convidar @alguém [#canal] — Convida uma pessoa para um canal.
  • /msg [#canal] — Envia uma mensagem para um canal.
  • /remover (ou /expulsar) @alguém — Remove uma pessoa do canal.
  • /status — Define ou limpa seu status.
  • /pesquisar [seu texto] — Pesquisa mensagens no Slack.

Integração com outros serviços

Uma das grandes vantagens do Slack é a possibilidade de se integrar com outros serviços. A lista é extensa, mas separamos alguns dos principais apps que funcionam bem na ferramenta:

É possível integrar o Slack com uma série de aplicativos.É possível integrar o Slack com uma série de aplicativos.

  • Trello
  • Google Drive
  • Zoom
  • Hangouts
  • Giphy
  • Calendário do Outlook
  • Asana
  • Google Agenda
  • Wunderlist
  • Google Formulários
  • Dropbox

Além deles, é possível criar uma integração nova com o Slack e o IFTTT. Com isso, é possível gerar relatórios dentro da ferramenta, automatizar funções e realizar uma série de comandos de acordo com a necessidade dos usuários.

Versões do Slack

A ferramenta tem versões para todos os sistemas e plataformas com apps exclusivos para iOS e Android, além de um aplicativo para Windows, Mac e Linux. Caso você não queira instalá-lo em sua máquina, é possível utilizar a versão online direto no navegador.

O Slack possui versões para iOS, Android, Windows, Mac, Linux e Web.Slack tem versões para iOS, Android, Windows, Mac, Linux e web.

O que você achou? Está pronto para usar o Slack em sua casa ou em sua empresa?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.