Chrome OS Flex: veja apps para quem está migrando do Windows

3 min de leitura
Imagem de: Chrome OS Flex: veja apps para quem está migrando do Windows
Imagem: Chrome Enterprise

O Chrome OS, lançado em meados de 2010, trouxe muito conforto e autonomia para os usuários que quisessem aproveitá-lo. Por meio dos mecanismos de navegação do próprio Google Chrome, era possível integrar aplicativos da web e armazenar todos os dados e arquivos na nuvem. Agora, com o Chrome OS Flex, há algumas novidades chegando até mesmo para quem deseja reativar um computador obsoleto com Windows ou macOS.

A migração a partir do Windows ocorre sem grandes complicações. Porém, é preciso ter um pouco mais de paciência, tendo em vista que os softwares que rodam nesse sistema operacional são um pouco limitados por conta de sua operação básica em PWA.

Dessa forma, logo abaixo, você pode conferir uma lista de recomendações com aplicativos para serem utilizados no sistema. Aproveite!

1 - Photopea para edição de imagens

(Photopea/Reprodução)(Photopea/Reprodução)Fonte:  Photopea 

O primeiro app da lista é um editor de imagens e fotografias que funciona de maneira muito similar a outros aplicativos disponíveis no mercado, como o Photoshop. O Photopea é indicado, principalmente, para quem já tem alguma familiaridade com esse tipo de software.

No entanto, sua mecânica possui ferramentas muito fáceis de serem aprendidas, garantindo mais agilidade em todos os processos de edição e criação. Funcionando de forma gratuita, ao abri-lo, é preciso escolher se você irá iniciar um novo projeto, abrir algum projeto em andamento presente no PC ou verificar modelos em extensão PSD.

2 - Clipchamp para edição de vídeos

(Clipchamp/Reprodução)(Clipchamp/Reprodução)Fonte:  Clipchamp 

Imagens em movimento também podem ser facilmente editadas com programas interessantes. No caso do Clipchamp, os usuários que trabalham com edição de vídeo não precisarão se preocupar, afinal, o app possui recursos ousados no desenvolvimento de projetos do tipo. Por meio dele, inclusive, é possível fazer a exportação final pensando diretamente na janela de exibição, como uma rede social específica, por exemplo.

Para usá-lo, basta abrir o editor e, em seguida, subir arquivos que necessitam de modificação. Há ferramentas de montagem, edição de som, correção de cor e muitas outras. Vale mencionar que o programa também vem pré-instalado no Windows 11.

3 - Google Docs e Planilhas para substituir o Office

(Google Docs/Reprodução)(Google Docs/Reprodução)Fonte:  Google Docs 

No campo do armazenamento de arquivos e edição de documentos, a Google não fica atrás de seus concorrentes. Nesse sentido, o Chrome OS Flex conta com os recursos do Google Docs e do Google Planilhas para garantir muito conforto aos seus usuários. Com o primeiro, é possível redigir trabalhos acadêmicos, estruturar contratos e criar relatórios em passos simples.

Além disso, por meio do compartilhamento direto do link, outras pessoas podem colaborar no documento. No aplicativo de Planilhas, o funcionamento é similar, porém os objetivos são um pouco diferentes. Nele, é possível adicionar dados, fazer operações matemáticas e exportar tudo em PDF, de maneira parecida com o Microsoft Excel.

4 - Canva para funções de design

(Canva/Reprodução)(Canva/Reprodução)Fonte:  Canva 

Se você gosta de explorar sua criatividade a partir de modelos pré-existentes, bastando uma simples personalização, que tal conhecer o Canva? De modo simples, o aplicativo é perfeito para quem precisa criar uma apresentação de slides ou desenvolver peças gráficas para qualquer finalidade sem a necessidade de baixar programas mais pesados.

No catálogo do software, há inúmeros recursos disponíveis para os usuários, que poderão aproveitar tudo com um único clique. O melhor de tudo é a integração de dispositivos, que permite que as criações também sejam realizadas por várias pessoas ao mesmo tempo.

5 - GeForce Now e xCloud para games

(GeForce Now/Reprodução)(GeForce Now/Reprodução)Fonte: GeForce Now

Para fechar a lista, que tal conhecer um aplicativo perfeito para diversão por meio dos jogos digitais? O GeForce Now, da Nvidia, atua como um serviço de streaming, no qual os usuários poderão acessar um catálogo recheado de títulos e jogá-los sem grandes complicações a partir do seu computador.

Para que tudo funcione, a plataforma utiliza a nuvem para armazenar todos os dados. Esse é o mesmo princípio do xCloud, seu concorrente da Microsoft, que também pode ser usado no Chrome OS Flex e conta com muitos jogos interessantes à disposição dos usuários.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.