Photopea: conheça o rival online e gratuito do Photoshop

3 min de leitura
Imagem de: Photopea: conheça o rival online e gratuito do Photoshop
Imagem: Photopea

O Photopea é uma aplicação online que oferece aos usuários a possibilidade de editar imagens usando uma grande diversidade de opções de edição totalmente de graça. Por ser bastante completa, a ferramenta é indicada especialmente para aqueles que já têm alguma familiaridade com o Photoshop, da Adobe.

Ainda assim, o site é amigável o suficiente para permitir que qualquer pessoa consiga aprender a ajustar cores, recortar imagens, trabalhar com camadas e adicionar filtros, por exemplo, e tudo isto gratuitamente, sem gastar um tostão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Conheça o Photopea

Desenvolvido por Ivan Kuckir, o editor de imagens foi disponibilizado online pela primeira quase dez anos atrás, em 2013. De lá para cá, a ferramenta foi passando por atualizações e recebendo melhorias visando entregar uma experiência gratuita e acessível online, sem a necessidade de qualquer tipo de instalação.

Alternativa gratuita ao Photoshop, o Photopea é uma ferramenta de edição de imagens que pode ser acessada pelo navegador de internetAlternativa gratuita ao Photoshop, o Photopea é uma ferramenta de edição de imagens que pode ser acessada pelo navegador de internetFonte:  Photopea/Reprodução 

Principais funcionalidades

O Photopea oferece diversas opções e funcionalidades que devem ser de grande ajuda àqueles que buscam uma alternativa ao Photoshop. Bastante completo, o sistema suporta diversos formatos de arquivos diferentes, como psd, .xd, .sketch, .xcf e RAW, além de formatos de imagens como JPG, PNG, GIF, TIFF, SVG e DDS, por exemplo.

Mesmo rodando diretamente no seu navegador de internet, a aplicação realmente é uma ótima opção em relação ao programa da Adobe. Até mesmo as teclas de atalho são basicamente as mesmas, facilitando bastante a vida de quem está acostumado editar imagens no PS.

Até mesmo as teclas de atalho do Photopea são basicamente as mesmas do Photoshop, tornando a experiência de uso muito mais amigável e intuitiva para usuários do editor de imagens da AdobeAté mesmo as teclas de atalho do Photopea são basicamente as mesmas do Photoshop, tornando a experiência de uso muito mais amigável e intuitiva para usuários do editor de imagens da AdobeFonte:  TecMundo/Photopea/Reprodução 

E sim, muitas das funcionalidades encontradas no famoso editor podem ser encontradas no Photopea, como a possibilidade de trabalhar com camadas, máscaras, estilos e por aí vai. Também é possível fazer ajustes de saturação, brilho e contraste, por exemplo, além de adicionar filtros como borrões, distorções, ruídos e pixelização, entre outros.

Para quem costuma publicar em redes sociais, seja por lazer ou a trabalho, a ferramenta conta com diversos modelos de arquivos com tamanhos adaptados para sites como YouTube, Twitter, Instagram e Facebook. Uma verdadeira mão na roda na hora de criar uma capa para o seu canal ou um banner para o seu perfil.

Ferramenta de edição de imagens online oferece uma porção de modelos com tamanhos personalizados para diversas redes sociais como Instagram, Twitter e FacebookFerramenta de edição de imagens online oferece uma porção de modelos com tamanhos personalizados para diversas redes sociais como Instagram, Twitter e FacebookFonte:  Photopea/Reprodução 

Quase perfeito

Como nem tudo na vida são rosas, é claro que a ferramenta tem algumas limitações. Por exemplo, apesar de a ideia de rodar direto no browser ser um de seus principais atrativos, o Photopea não roda em todos os browsers. Por exemplo, a aplicação tem alguns problemas de compatibilidade com alguns navegadores, principalmente o Safari.

Algumas funcionalidades do PS também não estão disponíveis na ferramenta, como por exemplo, a falta de suporte a padrões de vetores e malhas de gradiente, por exemplo.

Outra limitação da ferramenta é relacionada a cores: o Photopea só funciona com canais de cores 8-bit, o que pode ser um ponto bem negativo para quem trabalhar com fotografias e gráficos em alta definição.

Por ser gratuito, o editor de imagens online reserva um espaço na lateral da tela para exibir anúncios, monetizando a ferramenta sem precisar cobrar taxas aos usuáriosPor ser gratuito, o editor de imagens online reserva um espaço na lateral da tela para exibir anúncios, monetizando a ferramenta sem precisar cobrar taxas aos usuáriosFonte:  Photopea/Reprodução 

Por fim, o programinha exibe alguns anúncios na tela do computador. Apesar de não ser intrusivo, é compreensível que alguns usuários sintam-se incomodados de ver propagandas o tempo todo — mesmo usando plugins como o AdBlock. Por se tratar de uma aplicação gratuita, porém, é mais do que aceitável perder um pedacinho da tela para banners de publicidade.

Uma boa alternativa

Embora não seja o substituto definitivo do Photoshop, o Photopea sem sombra de dúvidas é uma alternativa viável e bem completa ao programa da Adobe (cuja licença de uso é, digamos, pode não ser tão acessível para todo mundo). Gratuita e cheio de funcionalidades, a aplicação é mais do que indicada a todos que querem editar imagens no PC sem instalar nada, ou precisar mexer na carteira.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.