Windows 11: como instalar apps do Android no PC usando o sistema

3 min de leitura
Imagem de: Windows 11: como instalar apps do Android no PC usando o sistema
Imagem: Windows Blog Italia

O suporte a aplicativos Android é uma das novidades do Windows 11, mas está disponível apenas através do programa Windows Insider. O serviço é bem limitado, mas existem formas de contornar algumas dessas limitações e já usar a aguardada funcionalidade.

É importante frisar que a ferramenta ainda está em desenvolvimento e, mesmo quando é possível instalar um aplicativo, não existe garantia de que ele ira rodar bem ou sequer abrir. Para quem quiser testar, o Tecmundo preparou um guia, mas apontou quais os principais problemas da ferramenta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apps Android sem fazer parte do Windows Insider

Por hora, o Windows Subsystem for Android (WSA), responsável por rodar apps Android no Windows 11, só está disponível nos EUA via Windows Insider. Com isso, é necessário fazer uma instalação direta através do "Online link generator for Microsoft Store” e algumas linhas de comando.

Baixando o Windows Subsystem for AndroidBaixando o Windows Subsystem for AndroidFonte:  Tecmundo 

No site para download, faça a busca pela Product ID 9P3395VX91NR utilizando a opção Slow e escolha a versão de 1,21 GB. Após o download, clique no arquivo com o botão direito e selecione "Copiar como caminho".

Instalação do WSA via Windows PowerShellInstalação do WSA via Windows PowerShellFonte:  Tecmundo 

Feito isto, abra o Windows PowerShell como administrador, insira o comando Add-AppxPackage -Path e cole o endereço. Ex.: Add-AppxPackage -Path "C:\Users\danie\Downloads\MicrosoftCorporationII.WindowsSubsystemForAndroid_1.7.32815.0_neutral___8wekyb3d8bbwe.Msixbundle".

WSA instalado. Próxima etapa é configurar e instalar apps AndroidWSA instalado. Próxima etapa é configurar e instalar apps AndroidFonte:  Tecmundo 

Configurando o WSA

Uma vez instalado, é necessário configurar o Windows Subsystem for Android (que aparece em português como "subsistema do Windows para Android") antes de testar seus jogos e apps favoritos. É importante ressaltar que o WSA é uma máquina virtual, então é necessário ativar virtualização de hardware na BIOS caso ela não esteja ativa.

Verificar se virtualização de hardware está ativadaVerificar se virtualização de hardware está ativadaFonte:  Tecmundo 

Para iniciar a configuração, abra o WSA e ative o Modo de Desenvolvedor. Essa etapa é essencial para a instalação de programas quando as ferramentas simples não funcionarem por alguma razão.

Ativando Modo de Desenvolvedor no WSAAtivando Modo de Desenvolvedor no WSAFonte:  Tecmundo 

APKs e lojas alternativas

O WSA utiliza a Amazon Appstore, não disponível no Brasil, e não tem suporte a Google Play Store, então é necessário baixar os arquivos de instalação (APK) separadamente. No caso de jogos, lojas alternativas funcionam bem e, por contar com a maioria dos jogos Android, recomendamos a TapTap.

Existem dois modos de instalar as APKs: utilizando ferramentas de desenvolvedor Android ou através do programa (não oficial) WSATools, disponível na Microsoft Store. Apesar de mais complicado, o primeiro método é necessário em alguns casos, então vamos explicar o passo a passo, mas antes baixe os APKs que deseja instalar.

  1. Busque pelo app na Google Play Store
  2. Copie o endereço da página. Ex.: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lemon.lvoverseas
  3. Baixe o APK através do site APK Downloader.

WSATools e TapTap

A maneira mais simples de instalar apps Android é utilizando lojas alternativas como TapTap ou Aurora, mas o WSATools é necessário para essa instalação. Baixe o APK da loja e, caso o WSATools esteja instalado, o sistema já terá associado o APK com a ferramenta.

TapTapTapTapFonte:  Teacmundo 

Então, basta clicar duas vezes que a ferramenta realiza a instalação rapidamente e o aplicativo irá aparecer na lista de programas. O processo para desinstalar é o mesmo que o de programas nativos do Windows.

Instalação via ADB

Caso o WSATools não funcione, é possível realizar a instalação via Android Debug Bridge (ADB). Assim que o WSA estiver configurado, vá à página do Android SDK Platform-Tools para baixar a ferramenta.

  1. Escolha Android SDK Platform-Tools for Windows
  2. Leia e aceite os termos do usuário
  3. Baixe a ferramenta
  4. Extraia o conteúdo em uma pasta de sua escolha
  5. Clique com o botão direito na pasta que possui os arquivos e escolha Copiar como Caminho (o nome padrão é platform-tools, mas você pode escolher qualquer outro)
  6. Abra o Prompt de Comando como Administrador
  7. Digite CD, cole o endereço e pressione ENTER. Ex.: cd ""C:\Downloads\platform-tools_r32.0.0-windows/platform-tools"
  8. Sem fechar o Prompt, volte às configurações do WSA e copie o IP
    1. Caso não apareça um IP, clique em Arquivos, espere o gerenciador do WSA abrir e clique em Refresh/Atualizar

      Ativando Endereço de IP do WSAAtivando Endereço de IP do WSAFonte:  Tecmundo 

  9. Volte ao Prompt, digite o comando adb connect e o IP. Ex.: adb connect 172.30.153.179
  10. Procure e copie o caminho do APK
  11. Retorne ao Prompt e entre o comando adb install "caminho do apk". Ex.: adb install "C:\Downloads\taptap-intl_2.22.0-rel.300001.apk"

Testes e considerações

Por não ter suporte à Play Store, programas que utilizam apenas a conta Google para autenticação têm seu uso bem comprometido. Como a maioria dos jogos permitem autenticação via Facebook ou contas próprias, isso geralmente não é um problema.

Saint Seiya Awakening rodando no Windows 11 via WSASaint Seiya Awakening rodando no Windows 11 via WSAFonte:  Tecmundo 

Aplicativos que dependam de gerenciamento de arquivos, como o CapCut, necessitam de muitos improvisos, e mesmo assim o uso fica bem precário, não compensando o esforço.

A Microsoft não confirmou quando o WSA chegará à build pública do Windows 11, mas novos testes públicos em beta começam em breve. Entretanto, até onde se sabe o suporte oficial continuará limitado apenas a alguns aplicativos que serão disponibilizados na Amazon Appstore.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.