Como criar um ponto de restauração no Windows 11

1 min de leitura
Imagem de: Como criar um ponto de restauração no Windows 11
Imagem: Microsoft/Divulgação

Lançado em outubro do ano passado, o Windows 11 vai chegar a mais dispositivos em 2022, trazendo visual renovado, suporte a apps do Android (em breve) e muitas outras novidades para uma maior quantidade de usuários. Ele também conta com diversas funcionalidades presentes em versões anteriores do sistema, como o ponto de restauração.

Uma das principais ferramentas de segurança do Windows, o recurso pode ser acionado se houver algum problema impedindo o uso do computador. Ele permite reverter o estado do PC ou notebook para um período anterior ao da falha, quando a máquina funcionava corretamente.

A restauração do sistema ajuda em situações como erros causados pela atualização do Windows, a instalação de jogos ou novos programas, entre outras. Mas para contar com a solução, é necessário ativá-la antes de realizar ações que irão modificar as configurações do PC.

A ferramenta de restauração do sistema pode ser útil em diversas ocasiões.A ferramenta de restauração do sistema pode ser útil em diversas ocasiões.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Como criar um ponto de restauração no Windows 11? O procedimento é basicamente o mesmo realizado no Windows 10, podendo ser feito de maneira rápida e simples com o tutorial abaixo.

Ponto de restauração no Windows 11

Vai instalar algum app ou jogo no PC e quer prevenir problemas? Crie um ponto de restauração do sistema no Windows 11 com estas dicas:

  1. Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite “Criar um ponto de restauração”;
  2. Selecione esta opção nos resultados da busca;
  3. Na tela “Propriedades do Sistema”, vá à guia “Proteção do sistema” e clique em “Criar”;
  4. Agora, digite um nome para o ponto de restauração, o que facilita encontrá-lo posteriormente, pressione “Criar” e depois “Ok” para finalizar o processo. Em alguns minutos, ele estará criado e pronto para ser utilizado quando necessário.

Ponto de restauração criado no Windows 11.Ponto de restauração criado no Windows 11.Fonte:  Mateus Mognon/TecMundo 

5. Se precisar restaurar o sistema, refaça os passos 1 e 2 e, quando chegar em “Propriedades do Sistema”, clique em “Restauração do Sistema” e selecione o ponto criado.

O Windows costuma criar pontos de restauração eventualmente, mas a dica é utilizar a função sempre que for realizar a instalação de programas mais pesados ou que ainda estão em desenvolvimento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.