Windows 10 Sun Valley: atualização aposenta ícones do Windows 95

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 Sun Valley: atualização aposenta ícones do Windows 95
Imagem: Microsoft/Reprodução

A Microsoft planeja entregar no final deste ano uma atualização de design, codificada como Sun Valley, que promete um "completo rejuvenescimento visual" para o Windows 10. Já disponíveis para os testadores da comunidade Windows Insider, algumas das novas mudanças do sistema operacional foram mostradas hoje (6) pelo site Windows Latest.

A grande notícia é que a Microsoft vai finalmente atualizar os antigos ícones do histórico Windows 95. A atualização, que deverá chegar entre outubro e novembro deste ano, encontra-se em status RTM (Release to Manufacturing, ou pronto para manufatura, em tradução). Alguns ícones novos, como os do Explorador de Arquivos, Lixeira e Unidades de Disco já haviam sido lançados em março.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Seguindo com a tendência de cantos arredondados e mais coloridos, o site identificou ícones atualizados para o modo de hibernação, rede, memória e unidades de disquete. O visual é parecido com as imagens atualmente em uso na suíte Microsoft 365 e no Microsoft Launcher, da plataforma móvel Android.

Mudando o Shell32.dll

À esquerda, os ícones redesenhados do Shell32.dll (Fonte: Microsoft/Divulgação)À esquerda, os ícones redesenhados do Shell32.dll (Fonte: Microsoft/Divulgação)Fonte:  Microsoft 

A visualização da nova versão do Sun Valley revelou um conjunto de ícones redesenhados para pastas, opções e botões que ficam dentro do arquivo Shell32.dll. A extensão é característica da biblioteca dinâmica do módulo Shell, presente em todas as versões do Windows lançadas após o pioneiro Windows 95.

O redesign do Shell32.dll é fundamental, pois este arquivo fornece ícones para uma grande variedade de caixas de diálogo dentro do sistema operacional. Desatualizados, eles acabam parecendo inconsistentes em comparação com a modernização de outras partes do sistema.

É possível que haja mais novidades sobre a atualização Windows 10 Sun Valley durante a Microsoft Build 2021, conferência anual realizada pela empresa para desenvolvedores do Windows, Azure e outras tecnologias da gigante de Redmond. O evento ocorrerá neste mês, do dia 25 ao dia 27, de forma online.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.