10 truques básicos do iPhone para facilitar a sua vida

3 min de leitura
Imagem de: 10 truques básicos do iPhone para facilitar a sua vida

Se você acha que o iPhone é um aparelho fácil de usar, provavelmente já conhece alguns truques dele, não é mesmo? Mas com as novas atualizações, novos recursos vão aparecendo e, consequentemente, uma melhoria na usabilidade.

Chegou a hora de recapitular (ou conhecer) 10 truques que todo usuário de iPhone deve saber!

1. Capturar tela

Todo smartphone conta com um comando para a captura de tela, algo muito útil para registros ou mesmo conversas com os seus amigos.

No iPhone, esse comando é muito fácil: na tela desejada, basta apertar simultaneamente o botão Home e o Power, no lado direito do aparelho.

2. Aplicativo travado

O travamento ainda acontece até nos melhores aparelhos e aplicativos por inúmeros motivos, infelizmente. Caso isso aconteça com o seu iPhone, não se desespere!

Se o seu app travar, você precisa fechá-lo. Para isso, toque duas vezes seguidas no botão Home para abrir todos os aplicativos um ao lado do outro. Veja qual é o aplicativo travado e o arraste para cima para fechá-lo.

Se não funcionar, será necessário reiniciar o aparelho. Em modelos lançados antes do iPhone 7 e 7 Plus, aperte e segure o botão de desligar/ligar com o botão Home e aguarde alguns segundos. No modelo mais recente, faça o mesmo, mas troque o botão Home pelo de volume.

3. Tirar fotos com os botões de volume

Sabe quando você está tirando uma selfie ou uma foto com os seus amigos, mas não consegue alcançar o dedo na tela? Existe uma solução muito fácil para esse problema: basta apertar um dos botões de volume.

4. Silenciar uma chamada

Se você se esqueceu de deixar o seu telefone no silencioso e recebeu uma ligação, não precisa recusar a chamada e enviar quem está te ligando direto para o correio de voz. Para silenciar o toque, basta apertar o botão de desligar/ligar o aparelho.

5. Digitação em caixa-alta

O teclado do iPhone não conta com um botão de Caps Lock, como nos computadores; mas, se você precisa digitar uma longa frase em caixa-alta, basta tocar duas vezes na tecla "Shift", como mostra a imagem abaixo:

Você vai saber que a tecla está ativada quando tiver uma listra do tamanho da seta logo abaixo dela. Para retornar ao modo normal, faça a mesma coisa.

6. Digitar com acento

Você não precisa baixar um teclado diferente para digitar com acento, muito menos usar o corretor automático. Basta escolher a letra desejada, tocar nela e segurá-la.

Fazendo isso, você verá as opções de acentuação. Para escolher, arraste o dedo na tela até a letra escolhida e solte.

7. Desfazer digitação

Se você começou a escrever um texto ou uma frase, mas mudou de ideia e precisa recomeçar, não é preciso apertar o backspace repetidamente. Basta chacoalhar o aparelho!

Fazendo isso, o celular vai mostrar uma mensagem dizendo "Desfazer Digitação", toque em "Desfazer" para apagar.

8. Caixa de rascunhos

Usuários do email nativo do iOS, principalmente aqueles que possuem mais de uma conta cadastrada, precisam navegar pelas pastas de cada um de seus emails do aplicativo para encontrar seus rascunhos. No entanto, existe um atalho muito mais prático: no botão de compor uma nova mensagem, toque e segure nele para ver a lista de todos os rascunhos.

9. Criar um evento direto do email

Usando o aplicativo Mail, você pode criar um evento para o seu calendário quase que automaticamente. Recebendo um convite via email, você não precisa memorizar ou anotar em algum outro lugar: basta tocar na data que deve aparecer sublinhada na mensagem e, em seguida, em "Criar Evento". Agora, é só preencher com outros detalhes adicionais e finalizar.

10. Colocar sites como atalho na página inicial

Se você tem um site que costuma visitar sempre e não tem mais espaço para um aplicativo, crie um atalho para ele! Acesse a página via Safari, toque no botão de compartilhamento e em "Tela de Início".

Pronto! Agora o seu site preferido vai fazer companhia para os seus aplicativos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.