Insomniac Games: criminosos publicam arquivos do estúdio após ransomware

2 min de leitura
Imagem de: Insomniac Games: criminosos publicam arquivos do estúdio após ransomware
Imagem: Insomniac Games/Divulgação

Os cibercriminosos que invadiram os sistemas da desenvolvedora Insomniac Games divulgaram arquivos internos do estúdio. A informação foi publicada pelo grupo Rhysida em fóruns de negociação de dados roubados e os materiais já circulam em redes sociais.

Ao todo, são cerca de 1,3 milhão de arquivos com aproximadamente 1,6 TB. A Rhysida alega que esse material representa 98% do conteúdo roubado, enquanto os demais dados foram vendidos para partes interessadas.

A invasão foi tornada pública em 12 de dezembro, quando os cibercriminosos detalharam o golpe e publicaram amostras do material roubado. Em resposta, a Sony disse apenas estar investigando o caso.

Como o grupo hacker divulgou todos os arquivos, especula-se que a empresa japonesa não pagou o resgate solicitado pelos responsáveis pelo ransomware — prática que é considerada a mais indicada por especialistas em segurança digital.

O estúdio fundado em 1994 é hoje parte do PlayStation Studios.O estúdio fundado em 1994 é hoje parte do PlayStation Studios.Fonte:  Insomniac Games/Divulgação 

Segundo os invasores, todo o processo de obtenção dos dados levou "entre 20 a 25 minutos" e teve o dinheiro como a única motivação.

O que vazou do hack da Insomniac Games

O site CyberDaily teve acesso a parte do material e divide ele em três categorias. A maior parte envolve conteúdos de Wolverine, próximo jogo do estúdio e que ainda está em desenvolvimento.

Os dados do título, baseado no personagem dos X-Men e anunciado em 2021, incluem "materiais de personagens e design de fases", além de imagens, vídeos e uma build supostamente jogável via kit de desenvolvimento do PlayStation 5.

O jogo do Wolverine.O jogo do Wolverine.Fonte:  Insomniac Games/Divulgação 

Além disso, o grupo teria roubado também documentos do departamento de Recursos Humanos da Insomniac Games, o que inclui dados pessoais de funcionários, conversas registradas no Slack e até contratos estabelecidos com o estúdio.

Nesse caso, há detalhes sobre um acordo entre Sony e Marvel para mais jogos baseados em personagens da empresa — inclusive três títulos da saga X-Men, com o primeiro deles sendo Wolverine. Praticamente todo o cronograma da companhia até 2030 consta nos documentos, incluindo Marvel's Spider-Man 3, um jogo do personagem Venom e um novo Ratchet & Clank.

O vazamento envolve ainda materiais do jogo mais recente da empresa, o elogiado Marvel's Spider-Man 2. Até o momento, a Insomniac Games não se pronunciou sobre o caso. A Sony também não voltou a comentar a situação.

Essa é a segunda grande invasão sofrida por uma divisão da companhia no semestre, após um suposto roubo de dados de seus servidores em outubro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.