Como se proteger de crimes cibernéticos?

5 min de leitura
Imagem de: Como se proteger de crimes cibernéticos?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Ficar atento à sua navegação na internet e se proteger contra crimes cibernéticos é essencial em um mundo cada vez mais digital. Muitos criminosos usam a internet para aplicar golpes e praticar fraudes, por isso, preparamos esse artigo para te ajudar a identificar possíveis emboscadas e saber como navegar com segurança pelo ciberespaço.

Ao final da leitura, aproveite o cupom de desconto de exclusivo do TecMundo para contratar seu antivírus.

O que são crimes cibernéticos?

Crimes cibernéticos são atividades ilegais realizadas em meios digitais.

Esse tipo de crime tem intenções variadas e atinge empresas e pessoas físicas. Os objetivos, normalmente, são conseguir dinheiro de maneira ilícita, prejudicar reputações, violar privacidades, fazer chantagens e extorsões.

Com o avanço das tecnologias, surgem cada vez mais oportunidades para os criminosos explorarem vulnerabilidades de sistemas. 

Quais os tipos de crimes cibernéticos mais comuns?

norton(GettyImages/Reprodução)

Fraudes on-line

Entre as fraudes on-line mais praticadas pelos cibercriminosos estão a falsificação de identidade e os golpes em leilões virtuais e cartões de crédito.

Hacking

O hacking é a invasão de sistemas de computador ou redes sem autorização. Os criminosos exploram falhas de segurança para conseguir acesso não autorizado a informações confidenciais, causar danos ou interromper operações.

Phishing

Uma das formas mais comuns de crime cibernético é o phishing. Nesse tipo de fraude, os criminosos enviam mensagens ou e-mails falsos para enganar as vítimas e obter informações pessoais, como senhas, números de cartão de crédito ou detalhes de acesso.

Sextorsão

De posse de imagens ou conversas privadas das vítimas, os criminosos ameaçam divulgar o conteúdo, a menos que seja pago um resgate. Normalmente, essas imagens são obtidas por técnicas de phishing; em redes sociais, com o uso de perfis falsos; ou com a invasão de dispositivos.

Ataques de malware

Nos ataques de malware, os criminosos infectam sistemas de computador por meio de algum tipo de vírus e conseguem usar softwares maliciosos para roubar informações, controlar sistemas remotamente, causar danos a um computador ou a uma rede.

Ransomware

O ransomware envolve o bloqueio de acesso a arquivos ou sistemas de computador por meio de softwares maliciosos. Os criminosos exigem um pagamento de resgate para desbloquear os acessos ou restaurar o sistema. Esse tipo de ataque pode causar grandes prejuízos para empresas, já que arquivos importantes podem ser criptografados e se tornarem inacessíveis.

Como os crimes cibernéticos acontecem no mundo digital?

Os crimes cibernéticos acontecem de várias maneiras e estão em constante evolução, à medida que novas tecnologias surgem e os criminosos desenvolvem novas táticas. É comum que eles comecem com técnicas de phishing ou aproveitem a vulnerabilidade de sistemas e de redes Wi-Fi.

Portanto, é fundamental se informar sobre as ameaças digitais, adotar medidas de segurança on-line, como senhas fortes, autenticação em duas etapas e atualização de softwares, além de estar atento a atividades suspeitas ou solicitações de informações pessoais.

Como se proteger de crimes cibernéticos?

norton(GettyImages/Reprodução)

Algumas práticas são fundamentais para deixar seus dispositivos livres de vírus e evitar problemas que causam muita dor de cabeça.

1. Cuide das suas configurações de privacidade

Revise e ajuste as configurações de privacidade das suas contas e redes sociais. Lembre-se de limitar as informações pessoais compartilhadas publicamente e controle quem pode visualizar suas postagens e dados pessoais.

2. Atualize softwares com frequência

Certifique-se de que seu sistema operacional, aplicativos e programas antivírus estejam sempre atualizados. As atualizações incluem correções de segurança importantes que ajudam a proteger os dispositivos contra vulnerabilidades cibernéticas.

3. Faça backups regulares

Faça cópias de segurança dos seus arquivos importantes periodicamente. Essas cópias podem ser feitas em serviços seguros de armazenamento em nuvem ou em dispositivos de armazenamento externo (como um HD externo). Dessa forma, você poderá recuperar seus dados caso ocorra uma perda, roubo, falha de hardware ou ataque de ransomware.

4. Crie senhas fortes

Crie senhas diferentes e sofisticadas para suas contas online. Utilize uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite informações pessoais óbvias e usar a mesma senha em várias contas. Considere o uso de gerenciadores de senhas para auxiliar no arquivamento das senhas mais complexas.

5. Tenha cautela ao clicar em links

Verifique a autenticidade dos links antes de clicar neles. Evite acessar links suspeitos, enviados por e-mail ou mensagens de texto. Em vez disso, digite manualmente a URL do site no seu navegador para garantir que você está acessando o endereço correto.

6. Fique atento ao phishing

Tenha cuidado com e-mails e mensagens. Verifique sempre o remetente antes de abrir anexos ou clicar em links. Evite fornecer informações pessoais ou confidenciais em resposta a solicitações por esses meios. Lembre-se de que organizações confiáveis geralmente não solicitam dados sigilosos por e-mail.

7. Não use redes Wi-Fi inseguras

Evite o uso de redes de Wi-Fi públicas que não sejam seguras, como as de cafés, aeroportos ou hotéis, sobretudo quando for acessar informações confidenciais. Se precisar utilizar uma rede pública, considere o uso de uma rede virtual privada (VPN) para criptografar sua conexão e proteger seus dados.

8. Ative a autenticação em duas etapas

Sempre que possível, habilite a autenticação em duas etapas. Isso adiciona uma camada de segurança, exigindo um segundo fator de autenticação, como um código enviado para o seu dispositivo móvel, além da senha.

Mantenha-se bem informado

Manter-se atualizado sobre as últimas ameaças e práticas de segurança cibernética recomendadas é muito importante. Por isso, esteja atento a informações fornecidas por organizações confiáveis. Quanto mais você entender sobre essas ameaças e as medidas de proteção disponíveis, melhor preparado estará para evitar golpes.

Onde e como denunciar crimes cibernéticos?

Caso tenha sido vítima de um crime cibernético, você pode entrar em contato com a polícia da sua cidade e fazer um boletim de ocorrência físico, indo à delegacia, ou digital, acessando o site disponível para esse tipo de registro.

As autoridades policiais têm departamentos especializados em crimes cibernéticos e podem fornecer orientações sobre como registrar uma denúncia ou como agir diante de ameaças. 

Conheça a Norton: mais do que um simples antivírus

A Norton fornece soluções de segurança cibernética como softwares de antivírus e de proteção on-line. O antivírus da Norton pode detectar e bloquear uma variedade de ameaças, como vírus, malware, ransomware e spyware. Ele faz verificações em tempo real no dispositivo em que está instalado, procurando atividades maliciosas e impedindo que arquivos infectados sejam executados.

Além disso, a Norton também oferece uma solução de firewall pessoal, que ajuda a monitorar e bloquear o tráfego suspeito em sua rede. Isso ajuda a impedir que hackers acessem seu dispositivo, protegendo suas informações pessoais contra ataques enquanto você navega seguramente pela web.

Outros benefícios da Norton incluem: alerta de atividade suspeita em suas contas, proteção de dados de pagamento durante compras on-line, monitoramento de informações pessoais em sites da dark web, gerenciador de senhas, segurança para dispositivos móveis e muito mais.

Com a promoção da Norton, o plano Norton AntiVirus Plus (que inclui até cinco dispositivos) sai por apenas R$29 no primeiro ano. Nesse plano, você tem proteção contra ameaças em tempo real, gerenciador de senhas, firewall inteligente para PC ou para Mac, backup na nuvem para PC, proteção antivírus contra malware, ransomware e hackers, além de outros benefícios. 

Você ainda pode utilizar o cupom Norton para fazer sua adesão ao plano com as melhores condições do mercado.

*Este é um conteúdo patrocinado pela Norton.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.