Segurança

Insomniac Games, desenvolvedora de Spider-Man 2, é alvo de ransomware

O grupo Rhysidia assumiu responsabilidade pelo ataque e diz ter roubado dados de funcionários e do jogo Wolverine

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

12/12/2023, às 15:20

Insomniac Games, desenvolvedora de Spider-Man 2, é alvo de ransomware

Fonte:  Insomniac Games 

Imagem de Insomniac Games, desenvolvedora de Spider-Man 2, é alvo de ransomware no tecmundo

A Insomniac Games, desenvolvedora do jogo Spider-Man 2, foi alvo de um ataque ransomware nesta terça-feira (12). O grupo Rhysidia alega ter roubado dados pessoais de funcionários e informações não lançadas do próximo game do estúdio, Wolverine.

As informações vazadas vão de passaportes digitalizados de funcionários, e-mails e documentos confidenciais, incluindo dados de Yuri Lowenthal, dublador de Spider-Man 2 em inglês. 

A Insomniac Games foi alvo de um ataque ransomware nesta terça (12).A Insomniac Games foi alvo de um ataque ransomware nesta terça (12).

O grupo também afirma ter prints e artes de Wolverine, atualmente em desenvolvimento pelo estúdio. As informações incluem personagens da Marvel que aparecem no jogo.

A Insomniac Games precisa pagar o resgate dos dados em até sete dias, ou o grupo Rhysida vai publicar o conteúdo roubado na internet. Os dados também foram colocados em leilão na internet por um lance inicial de 50 bitcoin (R$ 10,2 milhões, aproximadamente).

"Com apenas 7 dias, aproveite a oportunidade para fazer lances em dados exclusivos, únicos e impressionantes", anunciou o grupo.

Somente a Insomniac foi afetada

Em um comunicado enviado a VGC, a Sony confirmou o ataque, mas disse que não há indícios de que outras partes da empresa foram afetadas. "Estamos cientes de relatos de que a Insomniac Games foi vítima de um ataque de segurança cibernética. Estamos atualmente investigando esta situação. Não temos motivos para acreditar que quaisquer divisões da SIE ou da Sony tenham sido afetadas", pontuou a empresa.

Este não é o primeiro ataque a atingir a Sony em 2023. Em outubro deste ano, a companhia confirmou o vazamento de dados cerca de 6,8 mil funcionários e ex-funcionários.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.