MP investiga ‘esquema profissional’ de notícias falsas nas eleições

1 min de leitura
Imagem de: MP investiga ‘esquema profissional’ de notícias falsas nas eleições

O Ministério Público investiga se um “esquema profissional” de propagação de notícias falsas (fake news) está em prática, afirma o vice-procurador-geral Eleitoral Humberto Jacques de Medeiros, número 2 do Ministério Público durante as eleições, diz a UOL.

A Procuradoria está investigando as notícias falsas que surgiram durante o primeiro turno das eleições e sobre o possível uso de pessoas contratadas para divulgar as fakew news contra adversários políticas. “A lei eleitoral fala que contratar alguém para difundir na internet propaganda negativa é crime, então como é um crime a gente tem que encontrar quem isso fez”, afirmou Medeiros.

O preocupante é quando você tem um esquema industrial de produção de mentira com uma propagação artificialmente impulsionada

O vice-procurador-geral ainda comentou que “o que é preocupante é quando você tem um esquema industrial de produção de mentira com uma propagação artificialmente impulsionada, é isso que é grave. É isso que está investigado em alguns casos”.

Sobre liberdade de expressão, Medeiros acredita que ela deve ser protegida no combate às notícias falsas e que as pessoas não devem ter medo de expressar opiniões — contudo, é recomendável checar a veracidade de uma notícia antes do compartilhamento. “A liberdade de expressão é sagrada”, afirma. “Estamos numa democracia, não se pode ir para uma eleição com as pessoas com medo de falar. O que a gente pede é que as pessoas sejam zelosas quando passam adiante uma informação que elas receberam e não conhecem a qualidade ou a densidade daquilo, mas a gente não pode instalar um estado de repressão, uma mordaça nas pessoas, para que elas tenham medo de falar”.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.