Rede social X faz limpa em bots e avisa sobre possível queda de seguidores

1 min de leitura
Imagem de: Rede social X faz limpa em bots e avisa sobre possível queda de seguidores
Imagem: GettyImages

A rede social X, o antigo Twitter, iniciou nesta semana um novo processo de limpeza na plataforma. Desde a quinta-feira (4), um grande número de contas automatizadas e acusadas de spam será deletado por atividades consideradas irregulares.

"Estamos iniciando uma iniciativa significativa e proativa para eliminar contas que violem nossas Regras contra manipulação de plataforma e spam", diz o recado publicado no serviço. O dono da rede social, Elon Musk, também comentou que um "expurgo de bots e trolls" está em andamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como a própria companhia reforça, a limpeza pode significar também que usuários notem uma queda no número de seguidores. Esse número varia de acordo com o tamanho do perfil e a quantidade de robôs que seguiam cada pessoa.

Bots são preocupação antiga de Musk

"A X Corp rastreará as pessoas responsáveis e aplicará toda a força da lei sobre elas", diz o bilionário. Ele ainda avisa que perfis legítimos podem ser afetados pela limpeza de acordo com o comportamento do usuário, com a recomendação de que eventuais falsos positivos sejam reportados ao suporte.

Musk está em uma saga conta as contas automáticas e de publicação massiva na rede social desde que estava prestes a adquirir o então Twitter. Em maio de 2022, ele até ameaçou não comprar a empresa preocupado com a possível quantidade de perfis que não eram autênticos.

Musk está em uma cruzada contra os bots no X, mas não conseguiu resultados até o momento.Musk está em uma cruzada contra os bots no X, mas não conseguiu resultados até o momento.Fonte:  GettyImages 

Mesmo após várias promessas, incluindo um aplicativo de contagem de robôs e cobrar uma taxa de todos os usuários para usar a plataforma, nada foi feito. Ao contrário, a quantidade de contas automatizadas — algumas até com o selo de verificado, indicando que pagavam o X Premium — na verdade, parecem ter subido, segundo usuários frequentes.

Relatórios feitos nos meses seguintes indicavam que até vários dos seguidores do próprio bilionário eram falsos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.