Twitter: 23,42% dos seguidores de Elon Musk são bots, diz análise

2 min de leitura
Imagem de: Twitter: 23,42% dos seguidores de Elon Musk são bots, diz análise
Imagem: Unsplash

Neste domingo (15), foi publicada uma pesquisa que avaliou os 93 milhões de seguidores do bilionário Elon Musk no Twitter. Segundo os resultados, mais de 23,42% das contas que o seguem são falsas ou de spam. O estudo foi de auditoria conjunta entre a SparkToro e Followerwonk.

Ambos os grupos deixaram claro que suas definições de contas “falsas” e “spam” podem não ser as mesmas do Twitter. Para a análise, foi utilizado um sistema de 17 sinais de alerta baseados em um algoritmo que percorreu 35 mil contas falsas encontradas pelo SparkToro e 50 mil que as equipes marcaram como não-spam.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As contas sinalizadas são classificadas como de baixa qualidade ou falsas. Os pesquisadores definiram contas inativas aquelas que não publicaram tweets nos últimos 90 dias. Ao considerá-las, aumenta para 70,23% o número de seguidores de Musk que não são “autênticos” ou “usuários ativos que veem seus tweets”.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Segundo a SparkToro, algumas das “contas falsas” não são necessariamente problemáticas. No entanto, a maioria das contas spam são culpadas por propagar desinformação, tentativas de phishing e malware, manipulações de ações de criptomoedas e assédios.

O grupo ainda afirma que sua análise pode subestimar usuários ativos que não publicam tweets, mas navegam na linha do tempo, ou então pode estar deixando passar contas de spam sofisticadas. Por fim, ambos os grupos de pesquisa acreditam que a análise se baseia em uma “estimativa 'conservadora' do que é uma conta falsa ou de spam.”

Debate sobre o número real de bots

O bilionário Elon Musk e o CEO do Twitter, Parag Agrawal, protagonizaram uma discussão na rede social sobre o real número de bots do Twitter. O próprio bilionário comparou um dos seus tweets mais curtidos, uma das publicações com mais likes da plataforma, ao seu número de seguidores e de usuários ativos.

Segundo as estimativas da SparkToto e da Followerwonk, cerca de 19,42% de todas as contas ativas do Twitter são spam ou contas falsas. O resultado é baseado em uma amostra de 44.058 contas aleatórias da plataforma e excede a porcentagem apresentada pelo Twitter, de apenas 5%.

Analistas dizem que a suposta hesitação de Musk sobre a compra pode ser uma manobra para adquirir a plataforma com uma preço mais baixo. O Twitter, porém, reforçou que o preço se mantém como originalmente acordado, de US$ 54,20 por ação — cerca de R$ 269 em conversão direta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.