Elon Musk anuncia que X, ex-Twitter, pode se tornar um site pago em breve

2 min de leitura
Imagem de: Elon Musk anuncia que X, ex-Twitter, pode se tornar um site pago em breve
Imagem: Unsplash

Elon Musk pode transformar o Twitter (atual X) em um site pago. O bilionário comentou sobre a estratégia para combater bots durante uma conversa transmitida ao vivo com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nesta segunda-feira (18)

De acordo com o bilionário, incluir um sistema de pagamento e priorizar as publicações de usuários pagos seria uma forma eficiente de minimizar o impacto e a influência de contas automatizadas no X.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Como um bot custa uma fração de centavo, talvez até um décimo de centavo, mas mesmo que tenha que pagar alguns dólares ou algo assim, uma quantia maior, o custo efetivo de bots seria muito alto", defendeu Elon Musk.

A assinatura base do X não custaria o mesmo que o X Premium, pacote completo da plataforma que garante o selo de verificação e outros benefícios. Segundo Musk, o Twitter iria propor um preço mais baixo.

"Queremos que seja apenas uma pequena quantia de dinheiro", disse. "É uma discussão mais longa, mas esta é, na verdade, a única defesa contra exércitos de bots", complementou.

Equilibrando as contas

Apesar de justificar a cobrança como uma defesa contra bots, essa também seria uma forma de o X faturar e, quem sabe, equilibrar as contas. Desde a chegada de Musk, o Twittter sofre com a perda de anunciantes, sua principal fonte de receita.

Em julho, o dono da rede social revelou que mais da metade do lucro obtido com publicidade foi perdido desde outubro de 2022. Portanto, incluir a cobrança de um valor mensal para todos os usuários da plataforma seria uma forma de reaver esse dinheiro.

Segundo uma reportagem da newsletter Platformer, a possibilidade de cobrar para usar o Twitter é avaliada por Elon Musk pelo menos desde o ano passado.

Por enquanto, ainda não é necessário pagar nada para usar o X. Contudo, essa condição pode não durar para sempre. Elon Musk não deixou claro se a decisão de cobrar para usar a rede é definitiva e, se for, quando vai acontecer.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.