X 'devolve' selo de verificado para contas com muitos seguidores; entenda

2 min de leitura
Imagem de: X 'devolve' selo de verificado para contas com muitos seguidores; entenda
Imagem: GettyImages

A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, está presenteando usuários influentes com recursos da conta Premium da plataforma. Nesta semana, foram vários os relatos de pessoas com um alto número de seguidores que notaram alterações no perfil.

Jornalistas, criadores de conteúdo e celebridades que não pagam pela assinatura do serviço ganharam o selo azul ao lado do nome do perfil. Além disso, eles agora passam a ter acesso a outras ferramentas exclusivas de pagantes — isso sem precisar desembolsar um centavo pela mensalidade ou anuidade da rede social.

O próprio dono do X, o empresário Elon Musk, havia confirmado essa mudança no final de março. Segundo o bilionário, contas com ao menos 2,5 mil seguidores também verificados ganharão "funções Premium de graça". Já os perfis com mais de 5 mil seguidores verificados, por sua vez, terão acesso a ferramentas avançadas da modalidade Premium+, que é mais cara.

Musk não detalhou quais são os recursos liberados para além do selo azul de verificação. A versão paga inclui menos anúncios, a possibilidade de editar tweets e fazer postagens mais longas, entre outros benefícios.

Atualmente, o plano Premium+ do X no Brasil custa R$ 84 mensais, enquanto o Premium sai por R$ 42 ao mês.

As mudanças na verificação no antigo Twitter

O selo de verificação na cor azul ao lado do nome de usuário foi uma das alterações mais radicais e polêmicas da gestão de Musk na rede social. Originalmente, o ícone servia para confirmar a identidade de pessoas influentes e relevantes, ou então para dar credibilidade às contas de jornalistas, políticos e celebridades.

Em abril de 2023, entretanto, o bilionário ordenou a remoção de todos os selos azuis do perfil de quem não migrou para a versão paga da rede social. O próprio empresário manteve o ícone na conta de algumas figuras notáveis, mas foram muitos os usuários populares que não adotaram o X Premium.

Musk tem feito novas ações para impulsionar os acessos na rede social X.Musk tem feito novas ações para impulsionar os acessos na rede social X.Fonte:  GettyImages 

Trazer novas formas de receita e manter a comunidade ativa na plataforma é uma das metas do X, que sofre com a debandada de anunciantes e a queda nos acessos orgânicos.

Como o selo azul é também uma prova de que você está dando dinheiro para Musk e o seu empreendimento, muitos críticos do bilionário que ganharam o bônus criticaram a ideia e reforçaram que não são assinantes da rede social.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.