Elon Musk acredita que IAs irão superar humanos ainda em 2029

2 min de leitura
Imagem de: Elon Musk acredita que IAs irão superar humanos ainda em 2029
Imagem: GettyImages

Para Elon Musk, as inteligências artificiais (IAs) irão superar humanos em breve. O bilionário compartilhou sua previsão do futuro em uma publicação no X, antigo Twitter, mas não demorou para ser retrucado pelo líder de IA da Meta, companhia de Mark Zuckerberg.

"As IAs provavelmente serão mais inteligentes do que qualquer ser humano no próximo ano. Em 2029, as IAs serão provavelmente mais inteligentes do que todos os humanos juntos", disse Musk ao republicar um trecho de entrevista do programa The Joe Rogan Experience.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dias depois, o líder de IA da Meta, Yann LeCun, retrucou a opinião do bilionário. "Não. Se fosse o caso, teríamos sistemas de IA que poderiam aprender a dirigir um carro em 20 horas de prática, como qualquer jovem de 17 anos", pontuou o executivo. "Mas ainda não temos uma direção totalmente autônoma e confiável, embora nós (vocês) tenhamos milhões de horas de dados de treinamento rotulados", continuou.

LeCun é o cientista chefe dentro da Meta. Ele é conhecido como um dos "padrinhos da inteligência artificial" e já recebeu o Prêmio Turing ao lado de outras figuras importantes da área.

Há tempos, Elon Musk manifesta seu temor pelos avanços das IAs. Em março de 2023, o dono do X assinou uma carta-aberta pedindo pela interrupção do desenvolvimento dos modelos GPT da OpenAI.

Mesmo crítico à tecnologia, o bilionário não abre mão de concorrer nesse mercado. Em novembro de 2023, Musk lançou o Grok, um chatbot alimentado com inteligência artificial da empresa xAI. Recentemente, a plataforma com IA se tornou open-source.

LeCun acha que IAs não são tão espertas

Porém, para LeCun, inteligências artificiais ainda precisam evoluir muito para alcançar o potencial humano. Em entrevista para o The Observer, o executivo pontuou que "ainda estamos muito distantes do nível de inteligência humano.

Havia histórias sobre ser possível usar os LLMs para fornecer instruções sobre como fabricar armas químicas ou armas biológicas, mas isso é falso", complementou.

Na visão do líder de IA da Meta, a inteligência dos modelos não supera a mente de gatos. "Por que esses sistemas não são tão inteligentes quanto um gato?", questionou. "Um gato pode lembrar, pode compreender o mundo físico, pode planejar ações complexas, pode fazer algum nível de raciocínio — na verdade, muito melhor do que as maiores LLMs", complementou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.