Threads: rival do Twitter coleta até dados de saúde e gera debate sobre privacidade

1 min de leitura
Imagem de: Threads: rival do Twitter coleta até dados de saúde e gera debate sobre privacidade
Imagem: Reprodução/App Store

Anunciado na segunda-feira (3) pela Meta, o Threads é uma nova rede social que deve competir com o Twitter. O app já está disponível na App Store e um fator tem chamado a atenção: a quantidade de dados que dos celulares que podem ser coletados pelo serviço.

A discussão foi iniciada por Jack Dorsey, criador do Twitter, que fez um post irônico. “Todos os Threads pertencem a nós”, publicou, junto de uma captura de tela. O registro mostra que o aplicativo captura informações vinculadas ao usuários de Saúde e Condicionamento Físico, Compras, Informações Financeiras, Localização, Contatos, Informações de Contato, Histórico de Buscas, Conteúdo do usuário e mais.

O novo software coleta até mesmo Informações Confidenciais e outros dados que não são especificados. Confira, abaixo, a imagem.

Na conversa iniciada por Dorsey, Elon Musk, o dono do Twitter, apareceu para concordar que a quantidade de dados exigidos pelo Threads é bastante polêmica. Contudo, internautas salientaram que as outras redes sociais também coletam informações pessoais do usuário.

E os outros aplicativos?

Em uma checagem realizada pelo TecMundo, é possível ver que o Bluesky é um dos apps que menos captura informações dos usuários. Em relação aos dados vinculados à pessoa, o app de Jack Dorsey captura informações de contato, conteúdo do usuário e identificadores.

O próprio Twitter de Musk captura também bastante coisa, sendo detalhes sobre Compras, Contato, Histórico de Navegação, Histórico de Buscas, Informações de Uso e mais. O Instagram também tem uma lista extensa, dentre eles Localização, Informações Confidenciais, Diagnóstico, Informações Financeiras e mais.

Confira, abaixo, o que os outros apps têm acesso:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.