10 Dicas de como ganhar seguidores no Instagram

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Imagem: GettyImages

O Instagram é uma das maiores redes sociais da atualidade. O que começou como um simples aplicativo para publicação de fotos, hoje é uma robusta plataforma que permite postar imagens e vídeos, e até mesmo comercializar produtos, com um sistema de pagamento integrado, dentro do perfil.

E, assim como em outras redes sociais, há sempre uma busca por mais e mais seguidores para replicar o seu conteúdo. Principalmente se você quer seguir uma carreira onde o Instagram será a sua principal ferramenta de trabalho.

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Hoje o TecMundo traz uma série de dicas de como ganhar seguidores no Instagram. Confira!

1. Faça um perfil comercial no Instagram

Embora pareça algo bobo, uma estratégia muito utilizada para impulsionar o seu perfil é transformá-lo em uma conta comercial do Instagram, essa funcionalidade é gratuita e ajuda muito a ferramenta te enxergar com olhos de criador de conteúdo. O principal motivo é que dessa forma você consegue colocar seus dados para contato caso alguma página ou empresa queira fazer uma parceria.

No perfil comercial você pode adicionar informações para contatoFonte:  Reprodução / TecMundo  No perfil comercial você pode adicionar informações para contato.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

Além disso, também é preciso que o seu perfil seja comercial dentro do Instagram, caso você queira criar anúncios para impulsionar o seu perfil na rede social. Entretanto, sobre isso, falaremos com mais detalhes ao longo do texto.

2. Capriche na qualidade do seu conteúdo

Embora óbvio, essa talvez seja a dica mais valiosa da lista. Afinal, do que adianta tantas estratégias se o seu conteúdo não é de qualidade? Ou seja, ele não traz boas imagens, vídeos mal editados, ou algo do tipo.

O Canva é um aplicativo que traz modelos pré prontos para o InstagramFonte:  Reprodução / TecMundo  O Canva é um aplicativo que traz modelos préprontos para o InstagramFonte:  Reprodução / TecMundo 

Para isso, invista bastante na produção do seu conteúdo, como a utilização de aplicativos para a criação de artes, ou softwares para a edição de vídeos para o Reels. Além, é claro, de abusar da criatividade para se destacar dentro da rede social.

3. Publique com regularidade

O algoritmo do Instagram é para muitos um objeto indecifrável. São muitas as pessoas que trabalham diariamente tentando entendê-lo, criando regras e estratégias, que muitas vezes acabam não dando certo. Entretanto, uma delas é bem antiga e funciona até hoje: a regularidade das postagens em seu perfil.

Crie horários fixos para as postagensFonte:  Sprout Social  Utilize horários variados para postar no seu perfil e teste o engajamento.Fonte:  Sprout Social 

Separamos a lista com os melhores horários para postar no Instagram, se inspire nela e experimente. Como a linha de tempo do Instagram não é organizada pelo horário das postagens, como acontece por exemplo no Twitter, o seu post pode simplesmente ficar perdido em meio a muitos conteúdos, por isso testar qual é o melhor horário para o seu público é a melhor opção.

4. Interaja com seu público

Como o próprio nome sugere, nas redes sociais é muito importante criar uma relação mais próxima com seus seguidores. Para isso, é preciso responder comentários em publicações, dúvidas enviadas por mensagens, ou realizar outros tipos de interação quando há menções à sua página.

Interagir com seu público é fundamental para impulsionar o seu perfilFonte:  Social Head  Interagir com seu público é fundamental para impulsionar o seu perfil.Fonte:  Social Head 

Em perfis com muitos seguidores, interagir com todos eles pode ser um tanto complexo, mas ao mesmo tempo é vital. Uma vez que muitos usuários podem simplesmente desistir de te seguir pelo simples fato de não encontrar uma conexão com a página.

Então, responda seus seguidores, curta os comentários e utilize as ferramentas de interação dos stories, cuidando sempre com a regularidade de postagens.

5. Siga as tendências sempre que possível

Para quem trabalha com redes sociais, é fundamental acompanhar as tendências do momento. Algum app, trend ou áudio do reels pode ficar popular, aproveite para "surfar" na onda do momento e participar dessas trends.

Uma dica válida é entender seu posicionamento na rede social e escolher as tendências que mais se assemelham com o seu perfil de produtor de conteúdo, para não ser apenas um participante de todas as tendências e ir, aos poucos, construindo sua marca.

É preciso para surfar nas tendências do InstagramFonte:  Jivochat  É preciso prestar atenção para surfar nas tendências do Instagram.Fonte:  Jivochat 

6. Faça postagens interativas nos Stories

Uma boa forma de impulsionar o seu perfil, e consequentemente ganhar novos seguidores, é criar interatividade no Instagram. Além das famosas curtidas e comentários nas postagens, também é possível que os usuários compartilhem a sua publicação em seus respectivos Stories.

A opçao "Sua vez" é uma forma de atrair novos seguidores para seu perfilFonte:  Reprodução / TecMundo  A opçao "Sua vez" é uma forma de atrair novos seguidores para seu perfil.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

E por falar em Stories, o próprio Instagram disponibiliza ferramentas para criar interação entre seu perfil e seus seguidores. Entre elas, há as Enquetes, Perguntas, e muitas outras ferramentas que criam a interação entre você e seu público.

Outra opção de interação são os Canais de Transmissão, no qual você pode ter um contato mais direto com seu público fiel e mandar mensagens com exclusividade aos integrantes do seu canal.

7. Produza conteúdo para os Reels

Com a popularidade do TIkTok, o Instagram implementou em sua plataforma o Reels. Eles são vídeos curtos similares ao que a rede social rival apresenta.

E para brigar com seu concorrente, a estratégia adotada pela Meta foi dar um espaço especial para eles, fazendo a famosa visualização infinita, onde você pode assistir a inúmeros vídeos diferentes e aleatórios, apenas deslizando a tela para cima.

Com isso, produzir um vídeo curto no formato de Reels é uma excelente estratégia para que seu conteúdo apareça nesse tipo de consumo de vídeo. Entretanto, como dito anteriormente, é preciso que ele tenha uma ótima produção, ao ponto de levar o usuário para seu perfil, e posteriormente se interessar a seguir a sua página.

8. Invista na acessibilidade

Hoje em dia, as redes sociais contam com diversos recursos para ajudar na acessibilidade. O principal deles é em relação a utilização de legendas. E se a tarefa de legendar um vídeo era uma tarefa difícil, o próprio Instagram conta com uma ferramenta que cria legendas automáticas a partir do áudio da postagem.

Não deixei seus vídeos do Instagram sem legendasFonte:  Reprodução / TecMundo  Não deixei seus vídeos do Instagram sem legendas.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

Mas, como ela não é 100% assertiva, você também pode optar por utilizar softwares para legendar os seus vídeos. A vantagem é que muitos deles permitem fazer a correção manual de palavras, e até mesmo formatar o tipo de fonte e cor que as letras da legenda terão.

9. Procure parcerias com marcas e outros perfis

O Instagram adotou a possibilidade de fazer postagens junto a outros perfis. Nesse caso, a imagem ou vídeo publicado em uma página, automaticamente é exibida em outra, caso seja aceita pelo usuário ou empresa.

Você pode fazer uma publicação com parceria para ser exibidas em dois perfis ao mesmo tempoFonte:  Ads Accelerator  Você pode fazer uma publicação com parceria para ser exibidas em dois perfis ao mesmo tempo.Fonte:  Ads Accelerator 

Com isso, vale muito a pena investir em parcerias com outros perfis, uma vez que uma mesma postagem será exibida para seus seguidores e para os de quem faz a parceria nela.

Porém, tente não fugir muito ao tema, por exemplo, caso sua página seja de um restaurante em São Paulo, não será muito efetivo fazer uma parceria com uma loja de eletrodomésticos de Salvador, já que são temas e públicos muito distintos.

10. Invista em posts patrocinados

Caso você precise muito conquistar novos seguidores no Instagram, há também a alternativa de promover postagens do seu perfil para que a própria rede social faça o trabalho de buscar novas pessoas para o seu perfil. Entretanto, é preciso pagar à plataforma para fazer esse tipo de amostragem automática.

A vantagem é que dentro das ferramentas nativas do próprio Instagram, você consegue especificar um determinado público para mostrar uma determinada postagem. Por exemplo, em um perfil de um restaurante da grande São Paulo, é possível especificar a região onde os usuários irão visualizar o post, assim como também os gostos dessas pessoas.

Nos anúncios do Instagram você pode especificar o público que irá visualizar sua postagem patrocinadaFonte:  Reprodução / TecMundo  Nos anúncios do Instagram você pode especificar o público que irá visualizar sua postagem patrocinada.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

Dessa forma, você traz para o seu perfil apenas pessoas próximas a do estabelecimento citado como exemplo e com as preferências escolhidas. Afinal, de nada adiantaria a exibição de uma página de uma churrascaria para usuários classificados como vegetarianos.

Agora que você já sabe como ganhar seguidores no Instagram, basta aplicar as dicas no seu perfil para que ele se torne popular na famosa rede social do Meta.

E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!

****Matéria atualizada por Ligia Parize em 12/12/2024

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