Veja os melhores horários para postar no Instagram

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Imagem: Unsplash

Atualmente, manter uma presença constante no Instagram pode ser uma ótima maneira dos seus negócios chegarem até o público-alvo desejado. No entanto, além de publicações interessantes e que chamem a atenção, postar em horários adequados é essencial para conseguir ainda mais alcance.

Dessa forma, para que você conheça os melhores horários para postar no Instagram, fizemos uma matéria completa sobre o assunto. Confira abaixo!

Qual é o melhor horário para postar no feed do Instagram?

Nos últimos anos, algumas pesquisas apresentaram os horários que, em média, as postagens no Instagram mais tiveram engajamento e visualizações. De acordo com um estudo da Sprout Social — uma desenvolvedora de softwares norte-americana —, o melhor horário para realizar postagens é entre 11:00 e 14:00, horário em que muitas pessoas estão almoçando.

Todavia, a pesquisa também mostrou que postagens realizadas às 05:00 da manhã, entre terça e sexta-feira, tiveram um excelente desempenho. Isso porque os usuários tendem a mexer no celular logo quando acordam, visualizando as publicações recentes.

Confira os dados da Sprout Social na íntegra:

(Sprout Social/Reprodução)(Fonte: Sprout Social/Reprodução)Fonte:  Sprout Social 

Para facilitar a interpretação, vamos traduzir algumas informações da imagem. Os dados estão organizados por dia da semana, em que "monday" é segunda-feira, e "sunday" é domingo. Além disso, a coloração menos intensa, chamada de "Lowest Engagement", mostra os horários de baixo engajamento, enquanto a coloração mais intensa, chamada de "Highest Engagement", mostra os horários de pico.

Como é possível visualizar no infográfico, os dados também mostram que terças e quartas são os melhores dias para realizar as postagens, ao passo que nos finais de semana, principalmente no domingo, postar conteúdos importantes pode não ser a melhor escolha.

Apesar da análise oferecer um norte para que empresas planejem o melhor momento para fazer suas publicações, outro ponto crucial deve ser considerado: o modo de consumo do seu público-alvo. Afinal, os seres humanos são múltiplos e têm diferentes formas de consumo de conteúdo de acordo com a idade, gênero, profissão e escolaridade.

Exemplo: se uma empresa deseja direcionar o seu conteúdo para estudantes universitários, é preciso considerar o horário em que a maior parte dos alunos estarão em aula, assim como a faixa de horário em que esses indivíduos mais utilizam a rede social. Concorda?

Para isso, é preciso conhecer a sua persona, aliando o seu produto com um excelente planejamento de marketing.

Qual é o melhor horário para postar no Instagram Stories?

Assim como no tópico anterior, o melhor horário para postar no Instagram Stories é no período em que o público mais utiliza a plataforma. Em algumas ocasiões, publicar nos stories pode até ajudar no engajamento de posts do feed, uma vez que os usuários podem se sentir motivados a visitar o perfil.

A mesma lógica funciona para novas ferramentas da rede social, como o Instagram Reels, que chegou a plataforma após o grande sucesso que o TikTok obteve nos últimos anos.

Vale a pena lembrar que não estamos considerando as publicações impulsionadas, ou seja, que são pagas para o Instagram entregá-las para ainda mais pessoas.

Afinal, como definir o melhor horário para postar no seu Instagram?

(Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Analisar o desempenho do conteúdo já publicado no perfil é a melhor maneira de definir o horário ideal para postar no Instagram. Isso porque, como dito acima, apesar de alguns horários na plataforma terem em média um melhor desempenho que outros, tudo dependerá da forma de consumo do seu público-alvo.

Por isso, é essencial que empresas ou influencers convertam o seu perfil na rede social para a conta comercial, que vai disponibilizar os dados de desempenho dos seus posts para análise.

Realizar a conversão é um processo muito simples, bastando seguir o passo a passo abaixo:

  1. Na página inicial do Instagram, clique no ícone do seu perfil, no canto inferior direito.
  2. Em seguida, selecione as três barrinhas que estão localizadas no canto superior direito.
  3. Clique em "Conta" e desça a tela até chegar no final.
  4. Selecione "Mudar para conta profissional" e confirme o procedimento;.
  5. Pronto! Sua conta já foi convertida e agora você já terá acesso às novas funções.

Após o procedimento, você poderá visualizar diversas informações sobre o comportamento dos usuários que consomem o seu conteúdo. Para isso, basta entrar no seu perfil e clicar na aba "Insights".

Automaticamente, o Instagram mostrará dados sobre as contas alcançadas, desempenho de novos seguidores, assim como os horários em que suas postagens mais foram visualizadas e receberam interações.

Todo esse processo é importante para as corporações e criadores de conteúdos criarem um plano estratégico de marketing para divulgar o seu conteúdo e ter a chance de lucrar com a rede social.

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