Orkut: relembre 9 funções populares que existiam na rede social

3 min de leitura
Imagem de: Orkut: relembre 9 funções populares que existiam na rede social
Imagem: Orkut

Na última quarta-feira, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten, fundador do clássico Orkut, reativou o site da rede social e revelou que está preparando uma novidade que deve ser anunciada em breve. A rede foi criada em 2004 e desativada em 2014 — nesse meio tempo, em 2008, o Google comprou a plataforma.

A rede social fez bastante sucesso nos anos 2000, principalmente entre os brasileiros, e conseguiu criar uma comunidade com mais de 300 milhões de usuários ao redor do mundo. Contudo, nem todo mundo conhece o Orkut — ainda mais a geração que está crescendo com o TikTok.

Por isso, o TecMundo reuniu uma lista com algumas das funcionalidades que mais conquistaram os brasileiros na época em que o Orkut foi a rede social mais famosa em território nacional.

9 - Buddy Poke

Avater Buddy PokeAvater Buddy PokeFonte:  Exame 

O Buddy Poke é uma das possibilidades clássicas do Orkut e nela os usuários podiam criar avatares em 3D baseados em suas características físicas — a personalização era possível desde o cabelo até os sapatos do avatar. O recurso podia ser usado por meio de uma extensão disponível na rede social.

Também era possível editar o plano de fundo do personagem, inserir caixas de diálogo e escolher o humor dele, como feliz, apaixonado, risonho, entre outras opções.

8 - Colheita feliz e outros jogos

Colheita FelizColheita FelizFonte:  Memória BIT 

No clássico game Colheita Feliz, os jogadores podiam cuidar da sua própria fazenda e realizar todos os afazeres necessários para mantê-la. Já em PetMania, por exemplo, era possível adotar um animal de estimação personalizado para cuidar dele, como um tipo de Tamagotchi.

Assim como o Buddy Poke, os joguinhos no Orkut eram desenvolvidos por terceiros e disponibilizados na rede social.

7 - Scraps

Scraps do OrkutScraps do OrkutFonte:  TechTudo 

No Orkut, os usuários podiam enviar mensagens públicas no mural de scraps de seus amigos e não se limitava apenas ao envio de texto. Muitas vezes, as pessoas publicavam imagens e gifs, sem contar em correntes religiosas ou até aquelas malignas — também era comum mandar desenhos criados com o próprio texto.

6 - Perfil visitado

Quem visitou seu perfil?Quem visitou seu perfil?Fonte:  TecMundo 

Na época nostálgica do Orkut, as redes sociais causavam menos problemas aos seus usuários e, por isso, era possível visualizar todas as pessoas que visitaram o seu perfil nos últimos dias. A opção não podia ser desativada, ou seja, você ou seus amigos não podiam esconder que estavam visitando um perfil.

Se existisse uma opção semelhante no Facebook ou Instagram, é bem provável que o recurso causaria muitas discussões entre amigos, namorados e familiares.

5 - Sorte do dia

Sorte do DiaSorte do DiaFonte:  Medium 

O horóscopo sempre foi muito popular entre milhares de pessoas, mas o Orkut contava com sua própria opção. Em "Sorte do Dia", os usuários recebiam diariamente frases motivacionais e previsões como, por exemplo, “É hora de fazer novos amigos” e “A sociedade prepara o crime, o criminoso comete”.

4 - Cores e tema do perfil

Diferentes cores e temas de perfilDiferentes cores e temas de perfilFonte:  TecMundo 

No lançamento do Orkut original, os usuários não podiam alterar a cor da rede social, contudo, com a chegada do “Novo Orkut” foi disponibilizado a opção de customização — no início, a cor padrão era o clássico azul bebê.

Em uma atualização realizada em 2009, os usuários puderam alterar as cores e tema dos seus perfis e, por muito tempo, apenas convidados podiam realizar as alterações. Após algum tempo, o recurso foi disponibilizado para todos.

3 - Reputação

Opções de classificação de perfisOpções de classificação de perfisFonte:  TecMundo 

Na época, era possível fazer avaliações dos seus amigos de forma anônima. Você podia classificar os usuários como "sexy" (ícone de coraçãozinho), "legal" (ícone de gelo), "confiável" (ícone de carinha feliz) ou “sou fã” (ícone de estrelinha).

2 - Depoimentos

Depoimentos do OrkutDepoimentos do OrkutFonte:  TechTudo 

Os "Depoimentos” eram conteúdos publicados em formato de homenagem na página do usuário homenageado, contudo, era necessário aprová-la antes que a mensagem fosse publicada publicamente no perfil. Os amigos e outras pessoas íntimas podiam fazer declarações públicas de amor, amizade ou só publicar para a mensagem continuar no topo da lista de depoimentos.

Não podemos esquecer dos “depoimentos secretos”, que eram enviados com as seguintes palavras iniciais “Não aceita!” ou “Não publica!”. Na maioria das vezes, esses depoimentos eram mensagens íntimas e, mesmo assim, muitas pessoas acabavam publicando a mensagem só para aborrecer o amigo.

1 - Comunidades

Comunidades do Orkut ainda são lembradas pelos usuários nostálgicosComunidades do Orkut ainda são lembradas pelos usuários nostálgicosFonte:  Metrópoles 

As "Comunidades" do Orkut fizeram muito sucesso entre os usuários brasileiros, já que era possível encontrar pessoas que compartilhavam dos mesmos interesses. Foram criadas mais de 50 milhões de comunidades enquanto o Orkut estava em operação.

Orkut voltando? Relembre as melhores comunidades da rede social

Além disso, algumas comunidades ficaram famosas por suas obviedades e brincadeirinhas, como os grupos "Eu amo chocolate", "Eu abro a geladeira pra pensar", "Queria sorvete, mas era feijão", entre outras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.