Ex-CEO do Twitter admite culpa por 'estragar a internet'

1 min de leitura
Imagem de: Ex-CEO do Twitter admite culpa por 'estragar a internet'
Imagem: Shutterstock

No último sábado (2), o ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, afirmou que se sente culpado por 'estragar a internet'. O executivo disse que faz parte do processo de centralização da web por transformar o Twitter em uma grande companhia do mercado de redes sociais.

O bilionário deixou a empresa em novembro de 2021, após 16 anos no comando da empresa. Agora, Dorsey é responsável por gerenciar projetos que ajudam no movimento da descentralização da web, tendo investimentos em tecnologias como blockchain e criptomoedas.

“Os dias de usenet, irc, web... até mesmo e-mail (w PGP)... eram incríveis. Centralizar a descoberta e a identidade em corporações realmente danificou a internet. Percebo que sou parcialmente culpado, e me arrependo”, disse Dorsey em seu perfil no Twitter.

O Twitter é uma das gigantes do mercado de redes sociais e, certamente, é uma das responsáveis por centralizar os usuários da internet em alguns lugares — como foi admitido pelo próprio ex-Ceo. Inclusive, no último ano, Dorsey afirmou que as grandes empresas de capital de risco são as verdadeiras donas da Web 3.0, e não os usuários.

Descentralização ou centralização?

O Twitter foi fundado em julho de 2006 e, até dezembro de 2021, foi administrado pelo ex-CEO Jack Dorsey, um dos principais responsáveis por tornar a rede social em uma das maiores comunidades da internet — com artistas, celebridades, influenciadores e até políticos.

No último ano, a companhia revelou o Bluesky, projeto com o intuito de criar uma rede social descentralizada e sem um grande conglomerado de empresas por trás. Além disso, o novo comandante da companhia também é familiarizado com tecnologias como criptomoedas e blockchain.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.