CEO do Instagram confirma audiência no Congresso dos EUA

1 min de leitura
Imagem de: CEO do Instagram confirma audiência no Congresso dos EUA
Imagem: Meta

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, vai participar voluntariamente de uma audiência no Congresso dos Estados Unidos. A expectativa é de que o chefe executivo da plataforma integre uma sessão no Senado no dia 6 de dezembro, uma segunda-feira, mas a data ainda não foi oficializada.

"Ele é o cara no topo no Instagram e toda a nação está se perguntando o porquê de o Instagram e outras plataformas de tecnologia terem criado tanto perigo e danos ao entregar conteúdos tóxicos para crianças com esses algoritmos imensamente poderosos. A audiência será significativamente crítica ao nos guiar para desenvolver leis que tenham um impacto em fazer essas plataformas mais seguras", disse ao The New York Times o senador Richard Blumenthal, que será o condutor da sessão.

O Congresso ficou especialmente interessado na questão de danos potenciais para jovens que utilizam a plataforma em excesso — risco que a empresa aparentemente conhecia, sem apresentar soluções. Anteriormente, o CEO e cofundador da Meta, Mark Zuckeberg, participou de testemunhos similares ao lado de outros executivos de empresas gigantes da tecnologia.

Instagram sob pressão

O trabalho de Mosseri na audiência não deve ser fácil. O CEO será bastante questionado a respeito das recentes denúncias envolvendo o Instagram e o Facebook, parte de documentos vazados por ex-funcionárias e que integram séries de reportagens como os Facebook Papers.

Entre as descobertas, há detalhes sobre como a plataforma tem um efeito negativo na saúde de jovens, especialmente na questão de autoestima e aceitação do corpo por adolescentes. Pesquisas internas também detectaram que perfis de famosos geram sensações nem sempre positivas.

Em medidas recentes, o Instagram começou a testar um alerta de uso em excesso do app para usuários que passam tempo demais no feed e suspendeu o desenvolvimento de uma versão da rede social para crianças.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.