Instagram começa a testar alerta de uso em excesso do app

1 min de leitura
Imagem de: Instagram começa a testar alerta de uso em excesso do app
Imagem: Freepik.com/jannoon028

O Instagram inicia a partir dos próximos dias os testes de um novo recurso que ajuda as pessoas a passarem menos tempo com o aplicativo ligado. Trata-se do "Take a Break", um alarme que avisa se você está conferindo as atualizações ou fazendo postagens na rede social já há bastante tempo.

Segundo o CEO do Instagram, Adam Mosseri, essa pausa forçada vai "tornar o app um pouco melhor para os usuários". Os testes começaram com um número entre 1% e 2% da base total do app e já pode virar um recurso oficial em dezembro deste ano, caso seja bem recebido.

Você pode configurar o alerta a cada 10, 20 ou 30 minutos de uso sem parar do aplicativo. A opção deve ser ativada pelo usuário, ou seja, ela não é ligada automaticamente ou por padrão.

Além do alarme, a plataforma sugere que você respire fundo, transporte para palavras o que você está pensando, escute algumas das suas músicas favoritas e vá riscar algumas tarefas da lista de afazeres do dia durante esse tempo de descanso.

Fase difícil

Ao lado do Facebook, o Instagram é um dos aplicativos da Meta que recebeu duras críticas e foi parte das denúncias de reportagens que mostraram práticas e estudos ignorados pela companhia em relação ao bem-estar dos usuários.

No caso da plataforma de fotos e vídeos, a empresa sabia do efeito negativo do Instagram na saúde de jovens e que perfis de famosos geram sensações negativas se conferidos em excesso.

Além do "Take a Break", a plataforma já anunciou medidas para reduzir bullying e assédio no ambiente digital e cancelou o desenvolvimento de uma versão do app voltada para jovens.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.