Instagram: como ver as solicitações pendentes

3 min de leitura
Imagem de: Instagram: como ver as solicitações pendentes
Imagem: GettyImages

O Instagram é uma rede social que dá ao usuário a chance de deixar o seu perfil público ou privado. Enquanto no primeiro o acesso a fotos e vídeos é livre, no outro é preciso enviar uma solicitação para o dono ou dona da conta antes de verificar o conteúdo que essa pessoa publicou.

Nesse momento, uma dúvida que pode surgir na cabeça de muitos é onde ver as solicitações enviadas no Instagram. Caso esteja neste grupo, vamos explicar essas etapas no passo a passo a seguir.

Como ver solicitações enviadas no Instagram?

Antes de explicar como ver solicitações enviadas no Instagram, é preciso mencionar que a rede social fez uma mudança nesse sistema após uma atualização disponibilizada neste ano.

Anteriormente, você podia verificar os pedidos de conexão apenas acessando a área de Configurações da conta. Porém, agora é preciso fazer isso de outras formas, por isso vamos indicar três possibilidades na sequência.

Há três formas seguras quando se fala em como ver as solicitações enviadas no Instagram. (Fonte: GettyImages)Há três formas seguras quando se fala em como ver as solicitações enviadas no Instagram. (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages/Reprodução 

1. Pelo perfil

A primeira opção para quem deseja ver se uma pessoa acessou o não o seu pedido de conexão é acessando o perfil dela. De maneira manual, basta observar se o botão que você havia pressionado inicialmente para Seguir está com o status Solicitado. Se a opção de seguir tiver voltado, a pessoa recusou o seu pedido.

2. Com download de dados no smartphone

Caso deseje, uma forma mais completa de verificar essa informação é realizando um download de dados para ter acesso a diversas informações, entre eles uma pasta que mostra quem ainda não aceitou a sua solicitação de conexão.

Para verificar as informações dessa forma, basta seguir as etapas abaixo:

  • Abra seu perfil do Instagram e clique no ícone da sua foto no canto inferior direito. Dentro dessa nova área, clique no ícone com três linhas para abrir as Configurações;
  • Procure pela opção Sua atividade na área de Configurações para abrir algumas opções adicionais. Role até encontrar Baixar suas informações para ter acesso a informações como postagens, mensagens antigas, curtidas e solicitações pendentes;
  • Na próxima tela, escolha o formato do documento que deseja receber – o ideal é HTML para abrir em qualquer navegador. Escolha também o intervalo de datas para analisar, o que pode ir desde que criou a conta até um período mais recente;
  • Assim que o download for finalizado, procure a pasta de solicitações pendentes. Ela pode se chamar “followers_and_following” ou “pending_follow_requests”.

3. Com download de dados no PC

Além de fazer o download no smartphone, também é possível realizar todo o procedimento diretamente no PC. Como algumas etapas são diferentes da modalidade para celular, vamos descrever o processo a seguir:

  • Acesse o seu perfil do Instagram, entre nas Configurações e depois acesse a área Sua atividade;
  • Na aba Obtenha uma cópia de suas informações, indique o e-mail para o qual deseja enviar os dados baixados (não precisa ser o vinculado ao Instagram). É recomendado escolher o formato HTML para os arquivos e depois clicar em Próximo;
  • Assim que o download for finalizado, entre nos downloads para baixar a pasta principal e depois procure por “followers_and_following” e depois “pending_follow_requests.html” para analisar essa informação.

Utilizar aplicativos de terceiro não é recomendado quando falamos em como ver as solicitações enviadas no Instagram. (Fonte: GettyImages)Utilizar aplicativos de terceiro não é recomendado quando falamos em como ver as solicitações enviadas no Instagram. (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Como ver solicitações enviadas no Instagram com outros aplicativos?

Há ainda outra forma quando se fala em onde ver as solicitações enviadas no Instagram, que é usando aplicativos de terceiros que prometem gerenciar sua conta em vários níveis. Porém, essa não é uma ação recomendada, já que há diversos riscos nessa escolha.

“Se você fornecer suas informações de login a esses aplicativos, seja com um token de acesso ou fornecendo o nome de usuário e a senha, eles terão acesso total à sua conta. Eles poderão ver suas mensagens pessoais, encontrar informações sobre seus amigos e, possivelmente, publicar spam ou conteúdo prejudicial em seu perfil. Isso coloca sua segurança e a segurança de seus amigos em risco”, informa o Instagram em sua Central de ajuda.

Por isso, os métodos mais seguros são os que descrevemos acima para saber se alguma pessoa com quem deseja se conectar ainda não aceitou a sua solicitação no Instagram.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.