Instagram suspende versão para crianças após polêmicas

1 min de leitura
Imagem de: Instagram suspende versão para crianças após polêmicas
Imagem: Shutterstock/Reprodução

O Instagram comunicou em seu blog oficial, nesta segunda-feira (27), a suspensão da "versão kids" da rede social. Segundo divulgado pela plataforma, a pausa é temporária e esse tempo será utilizado para "trabalhar em conjunto com pais, especialistas e legisladores para ouvir suas preocupações e reforçar a necessidade do produto para o público infantil".

A nova versão do Instagram Kids deve ser voltada apenas para pré-adolescentes de 10 a 12 anos e será necessária a autorização dos pais para participar da rede. Os responsáveis pela criança também terão controle sobre o tempo que os filhos utilizam o aplicativo e poderão supervisionar quem pode enviar mensagens. Além disso, a versão não deve contar com anúncios.

A rede ressalta que, durante a pausa do Instagram Kids, ainda será possível supervisionar as contas dos filhos com 13 ou mais anos.

Críticas

Após anunciar o Instagram Kids, a rede social foi amplamente criticada por vários pais. A preocupação é de que abusadores terão fácil acesso às crianças, mesmo com o controle parental. Pouco tempo depois, 44 procuradores gerais dos Estados Unidos assinaram um documento — enviado a Mark Zuckerberg — apresentando razões para cancelar a iniciativa.

Segundo os procuradores, o grupo Facebook não possui um bom histórico em relação à privacidade e proteção de dados, além de provocar um "perigo físico e psicológico para crianças", considerando que uma grande porcentagem de jovens afirma ter sofrido bullying nas redes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.