TikTok se torna o app com maior número de downloads do mundo

1 min de leitura
Imagem de: TikTok se torna o app com maior número de downloads do mundo
Imagem: Hayoung Jeon/EPA
Avatar do autor

O TikTok é oficialmente o aplicativo de mídia social mais baixado do mundo, revela uma análise global realizada pelo jornal Nikkei Asia. A rede social chinesa superou plataformas populares como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Antes considerado um “azarão” nos bastidores, o TikTok teve uma taxa de crescimento sem precedentes no último ano. Tal como, o app ocupa o posto de plataforma mais utilizada pela Geração Z durante o tempo livre.

Ranking de apps divulgado pelo Nikkei Asia.Ranking de apps divulgado pelo Nikkei Asia.Fonte:  Nikkei Asia/Divulgação 

Conforme o Nikkei Asia, a pandemia deu um grande impulso na popularidade do TikTok. Além de ser um meio de entretenimento enquanto as pessoas estavam em casa, a plataforma foi adotada por muitos artistas e influenciadores digitais.

Por outro lado, a rede social enfrentou dificuldades após o ex-presidente americano Donald Trump acusá-la de ser um “risco à segurança nacional”. Os downloads do app foram banidos temporariamente nos EUA até Joe Biden revogar o decreto em junho deste ano.

Embora não tenha grandes recursos de segurança em relação à privacidade, as acusações não afetaram a popularidade do TikTok. Segundo especialistas, talvez a plataforma seja divertida o suficiente para os usuários não se preocuparem com essa questão.

Mesmo envolvido com polêmicas, TikTok não perdeu números significativos de usuários.Mesmo envolvido com polêmicas, TikTok não perdeu números significativos de usuários.Fonte:  Lam Yik/Bloomberg News 

Nova forma de criar conteúdos

O TikTok trouxe de volta a tendência de vídeos rápidos com tempo médio de 15 segundos e o objetivo simples de ser engraçado. Apesar de o formato ter ganhado popularidade com o Vine em 2014, a rede chinesa expandiu o conceito.

Hoje, é possível encontrar conteúdos educacionais, life hacks, tutoriais de culinária e vários outros tópicos. Seguindo a proposta de criar entretenimento, diversas empresas também usam essas infinitas possibilidades para divulgar produtos e serviços.

Por consequência, a “fórmula de sucesso” foi adotada por outras mídias sociais concorrentes para tentar atrair mais público. Dessa forma, o Instagram criou a ferramenta Reels e o YouTube adicionou o recurso Shorts.