O que é o TikTok? Tudo sobre a rede social do momento

2 min de leitura
Imagem de: O que é o TikTok? Tudo sobre a rede social do momento
Imagem: Pixabay
Avatar do autor

Lançado em 2014, o TikTok ficou realmente popular em 2019, ganhando milhões de usuários e se tornando uma das principais redes sociais por isso e, claro, pela influência na rede. Afinal, apenas em 2019 foram mais 700 milhões de downloads do app da rede social.

Disponível para dispositivos Android e iOS, o TikTok promove vídeos curtos, entre 15 e 60 segundos, permitindo que seus usuários os editem e adicionem filtros, efeitos, legendas, trilhas sonoras e muito mais, com uma dinâmica parecida com a do Snapchat. Também é possivel acessar a rede social diretamente pelo seu navegador web.

Como ocorre em outras redes sociais, você pode seguir o perfil de outras pessoas e curtir, comentar e compartilhar suas publicações, o que populariza alguns usuários. Inclusive, o termo “tiktokers” passou a ser utilizado para identificar os mais influentes da rede social.

Conteúdo do TikTok

Basicamente, as postagens do TikTok apresentam conteúdos virais, ou seja, interações que convidam outros usuários a participar de desafios, como colocar o corpo para trabalhar em coreografias divertidas ou realizar desafios interessantes.

O humor também está muito presente no TikTok, com diversos usuários criando esquetes e quadros que acabam até saindo do TikTok e se popularizando na timeline de outras redes sociais e nos mensageiros mais utilizados.

Tiktokers famosos

Assim como acontece em outras redes sociais, como o YouTube e o Instagram, o TikTok também conta com criadores de sucesso, cada um deles tendo milhões de seguidores e, claro, muita influência: Charli D’Amelio, por exemplo, conta com mais de 100 milhões de seguidores e ficou popular com vídeos curtos e simples de dança.

Com mais de 70 milhões de seguidores, Addison Rae é mais uma tiktoker que usa coreografias e seu talento para dança para conquistar novos fãs, sendo mais um exemplo de criadora que utiliza poucos efeitos e vídeos gravados da maneira mais direta possível.

@therock

? original sound - The Rock

Também existem criadores que exploram mais da capacidade de produção da ferramenta, como Zack King, que também é youtuber e ficou muito popular por criar vídeos com cortes precisos que conseguem apresentar uma espécie de ilusionismo digital. Ele já conta com mais de 54 milhões de seguidores no TikTok.

Claro que não podemos nos esquecer das celebridades, como Will Smith, Justin Bieber, Ellen DeGeneres, The Rock, Anitta, Maisa e muitos outros, que também se renderam à rede social “dos jovens”.

Seguindo a tendência

Se você já utiliza os stories do Instagram ou mesmo o app Kwai de vídeos, migrar para o TikTok não deve ser um desafio, uma vez que as propostas dos serviços são praticamente as mesmas.

Um motivo a mais para você dar uma chance para o TikTok é que a rede social já oferece recursos de monetização dos vídeos, permitindo que a audiência contribua com moedas virtuais e ajude seus criadores favoritos que tenham mais de 1000 seguidores.

Além disso, para acompanhar as principais tendências e descobrir novos criadores e memes, o TikTok pode ser mais uma alternativa de entretenimento e, além disso, uma ferramenta para soltar a criatividade em meio à pandemia que, sem dúvida, contribuiu muito para a explosão de acessos e downloads da plataforma.

@tec_mundo

Quem aí também tá animado com essa chegada?? ##tecnologia ##fyp ##new ##trend

? Where Is The Love? - The Black Eyed Peas

E você, já usa o TikTok?