Se você é usuário do Snapchat, com certeza já deve ter se divertido com os geofilters — ou “filtros geográficos”, traduzindo para o português. Estamos falando daquelas molduras customizadas que são aplicadas por cima da sua foto (ou vídeo) e mostram que você está em alguma cidade, estado, estabelecimento comercial, evento etc. É uma forma divertida e criativa de compartilhar seu posicionamento geográfico com seus amigos.

O que muita gente não sabe é que o Snapchat permite que os próprios usuários criem geofilters customizados para usar dentro do aplicativo. Isso é um recurso útil para quem deseja, por exemplo, ter um filtro especialmente para a empresa em que trabalha ou aquele barzinho que frequenta — a menos que eles sejam realmente famosos, é pouco provável que a rede social tenha geofilters oficiais para tais localidades.

O procedimento é simples, mas você precisa ter habilidades básicas de design e um pouquinho de paciência. Primeiramente, abra seu editor de imagens favorito. Pode ser desde o Paint até o Adobe Photoshop ou CorelDRAW. Para a realização deste tutorial, optamos pelo Photoscape, que é um programa de nível intermediário. Crie uma nova imagem com as seguintes dimensões: 1080 pixels de largura e 1920 pixels de altura.

Exemplos de geofilters do Snapchat

Dentro dessa moldura, insira os elementos que você desejar, lembrando somente de manter uma margem de 149 pixels nas bordas superior e inferior da sua imagem. No nosso caso, fizemos um geofilter para o escritório do Grupo NZN, adicionando nosso logotipo e uma simpática zebra. Importante: salve sua criação no formato PNG, para que o fundo branco se transforme em transparência (espaço que será ocupado por sua foto no Snapchat).

O filtro geográfico para o escritório do Grupo NZN

Em seguida, acesse este site (https://www.snapchat.com/geofilters/submit.html), e, no campo “Search Box”, insira o endereço da localidade para a qual você deseja enviar o geofilter. Clique no mapa para demarcar uma região inteira caso queira expandir o filtro para, por exemplo, todo um quarteirão. Em seguida, clique em “Upload image” e selecione a arte que você fez anteriormente.

Demarcação da região na qual o geofilter estará disponível para uso

Informe seu nome, seu email (não precisa ser o mesmo endereço usado no Snapchat) e uma breve descrição sobre o filtro geográfico. Com tudo pronto, clique em “Submit” para enviar sua obra. Pronto! Agora basta aguardar até que a equipe da rede social avalie e aprove o novo geofilter; caso ele esteja nos conformes, você poderá usá-lo no app em alguns dias.

Você já criou um geofilter personalizado no Snapchat? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: