As 12 melhores extensões para o Opera

7 min de leitura
Imagem de: As 12 melhores extensões para o Opera

O Opera é um navegador que ainda não alcançou grande popularidade entre os internautas, sendo desconhecido por boa parte das pessoas. Apesar de não ser tão famoso quanto o Internet Explorer, o Mozilla Firefox e o Google Chrome, este browser tem funções bem interessantes.

O Tecmundo publicou um artigo no qual você pôde conferir o que o Opera tem de diferente dos seus concorrentes. Nesse texto, estão explicitadas as principais ferramentas e recursos que esse navegador emergente oferece, como a navegação acelerada, os comandos por gestos com o mouse, a sincronização de dados e arquivos, o empilhamento de guias e muito mais.

Ampliar

Por outro lado, se você já utiliza o Opera para navegar pela internet, pode se sentir frustrado ao vê-lo sempre em segundo plano nos comentários tecidos na web. Uma característica dos usuários do Opera é sua fidelidade ao browser, defendendo-o com unhas e dentes.

Pensando nos leitores que acessam o Baixaki e o Tecmuno pelo Opera, nós preparamos um apanhado com os complementos que estão bombando na central de extensões do navegador. Esperamos que com essas dicas de plugins a sua experiência ao acessar sites e serviços na internet seja mais agradável e prática. Vamos aos aplicativos!

The Weather

O clima é capaz de pregar peças nada divertidas. Basta um descuido para que os desprevenidos peguem chuva no caminho de casa sem estar portando um guarda-chuva ou aquela friagem que aparece com o entardecer, a qual pode ocasionar uma gripe que os levam à cama por dias.

Por isso, antes de sair de casa, não há nada melhor do que dar uma olhada na previsão do tempo. O complemento The Weather implementa uma nova página no Speed Dial do Opera que informa a temperatura e a situação meteorológica atual. Para saber mais informações climáticas (como precipitações, direção e velocidade do vento e horário do nascer e pôr do sol), basta clicar sobre o atalho criado.

Ampliar

Assim, ao abrir o navegador, você terá esses dados abertos diretamente na tela do PC. Lembre-se de ativar o Speed Dial para ser executado com o browser. Para isso, na aba “Geral” do menu “Preferências”, selecione a opção “Iniciar com discagem rápida” referente à seção “Iniciar”.

Gmail on Speed Dial

O Gmail é um dos serviços de email mais utilizados no mundo. Se você faz parte dessa gigantesca massa de usuários que utiliza esse serviço da Google, o Gmail on Speed Dial torna a sua interação com o servidor de mensagens eletrônicas ainda mais intuitiva.

Essa extensão cria uma nova “discagem” (como são chamados os atalhos no Speed Dial) que exibe uma miniatura da página do Gmail, apresentado os emails recebidos mais recentes. Pressionando esse link pela primeira vez, será preciso fazer o login no serviço da gigante de Mountain View. Depois desse primeiro contato, ao clicar sobre o ícone gerado é aberta a tela inicial do Gmail.

Ampliar

Caso você não utilize o servidor de email da Google, pode experimentar o X-notifier, que possui suporte para monitorar a chegada de novas mensagens no Hotmail, Yahoo! Mail e AOL.

FastestTube - YouTube Video Downloader

O YouTube se tornou a maior referência de vídeos na internet. Muitas vezes, os usuários desejam baixar algumas das gravações postadas nesse famoso repositório e não sabem como proceder. Se você imaginava a necessidade de um aplicativo complexo, precisa conhecer o FastestTube - YouTube Video Downloader.

Com esse complemento para o Opera, baixar vídeos do YouTube é extremamente simples. Ao instalar o plugin, é adicionado um botão chamado “Download” logo abaixo do player embutido no serviço de hospedagem. Ao clicar nele, é exibido um submenu com as opções de qualidade do vídeo. Selecionada a resolução desejada, resta definir o local de destino do arquivo para que a gravação comece a ser baixada.

Ampliar

Você costuma visitar outros sites de vídeo? O SaveFrom.net Helper é uma alternativa para fazer o download de outros repositórios, como o Daylimotion, o RapidShare e o Depositfiles.

Image Preview Popup

O Image Preview Popup é uma extensão que permite a ampliação de imagens. Depois de implementado, o complemento é automaticamente ativado. Ao navegar por sites de pesquisa de imagens (como o Google, o Yahoo! e o Bing), quando o cursor do mouse é posicionado sobre as figuras, elas são ampliadas para facilitar a visualização do internauta.

Além de mecanismos de pesquisa, o aplicativo é compatível com bancos de imagens (Picasa, DeviantArt e Flickr) e redes sociais (Facebook).

Ampliar

Translate

A internet é a grande ferramenta da globalização. Se por um lado isso significa que você tem acesso a conteúdos de qualquer lugar do mundo, em outra perspectiva muitos usuários encontram dificuldades ao usufruir de páginas em outros idiomas.

Para quem adora navegar por sites estrangeiros, o Translate é um recurso indispensável. Esse add-on possui suporte para dezenas de idiomas e permite que as página sejam automaticamente traduzidas para a língua padrão especificada.

Ao abrir o conteúdo em uma língua diferente, o programa oferece a opção de tradução por meio de uma barra no superior da janela, algo muito parecido com o que ocorre no Google Chrome. Mesmo que você já tenha amplos conhecimentos em determinado idioma, vale a pena tê-lo para momentos de dúvidas.

LastPass

Basta estarmos conectados à internet para colocarmos nossas informações pessoais em risco. Em um ambiente virtual repleto de ameaças, como vírus e spywares, toda ferramenta de segurança é bem-vinda.

O LastPass é um serviço online e gratuito para o gerenciamento de senhas. Agora, ele conta com um complemento para o Opera, o qual dá acesso a todos os recursos de configuração e inserção de dados de login oferecidos pelo serviço.

Como o LastPass armazena as informações em seus servidores, você pode acessar suas informações em diversas máquinas, basta lembrar o login e senha do serviço de proteção criptografada.

TwitterOk

O Twitter superou a expectativa de muitos céticos e se estabeleceu como uma importante ferramenta de comunicação e fonte de informações. Ao contrário do que se esperava, o microblog não foi apenas uma sensação tecnológica passageira, ganhando milhões de usuários ao longo da sua existência.

Assim como em outros navegadores, o Opera conta com algumas extensões para facilitar a interação dos usuários com suas respectivas contas no serviço de mensagens. O TwitterOk é um desses complementos que oferece uma forma facilitada de você acompanhar sua timeline no Twitter.

Ampliar

miniFeed

Na onda das redes sociais, o Facebook é sem dúvida o grande destaque. O serviço criado por Mark Zuckerberg arrasta legiões de usuários para o mundo virtual, oferecendo mecanismo de interação, jogos e recursos para a disseminação de imagens e vídeos.

Se você utiliza o Opera para acessar seu perfil, deve conhecer o miniFeed – um plugin que reproduz a rede social sem precisar acessá-la. Ele disponibiliza um ícone na barra de endereços do browser que mostra as últimas atualizações dos seus contatos, permite procurar por amigos e editar as informações da sua conta.

Orkut

Entre críticas e elogios, o Orkut ainda é a rede social que domina o território nacional. Você não teve a coragem ou não pretende abandonar esse serviço da Google? Então, o complemento do Opera chamado Orkut pode tornar sua experiência ainda mais natural e eficiente. Acesse seus scraps, busque novos amigos, organize seus álbuns de fotos e faça muito mais por meio de um modesto ícone na barra de endereços do navegador.

Radio Dial

A música é uma das melhores companhias enquanto se navega pela internet. Além de tornar sua rotina mais alegre, curtir seus artistas prediletos é uma interessante maneira de aumentar sua cultura. Com a popularização da web, as rádios online se tornaram alternativas para escutar o que anda no topo das paradas de sucesso.

Os usuários do Opera têm a sua disposição o complemento Radio Dial. Essa extensão cria um atalho no Speed Dial para uma página com diversas playlists montadas. A variedade de gêneros musicais é enorme, portanto, você deve encontrar alguma que se encaixe com o seu gosto. O internauta pode marcar as listas de reprodução como favoritas, facilitando acessos futuros às mesmas rádios.

Ampliar

Easy Sticky Note

Na correria do dia a dia, é quase inevitável que esqueçamos alguns compromissos ou atividades a serem realizadas. Para ajudar você a não deixar que mais nada caia no esquecimento, o Easy Sticky Note dá todo o suporte para que sejam criadas pequenas notas no navegador.

Os lembretes são criados a partir de um botão adicionado à barra de endereços do Opera. Ao clicar nele, são apresentadas as opções de criar, apagar ou exibir todos os rascunhos. Com um visual de folha de caderno, o aplicativo faz com que sua memória virtual seja mais divertida.

Google Reader

A tecnologia RSS possibilita que os internautas se informem com muita praticidade. Em uma única tela, os usuários podem ler conteúdos de diversos sites sem precisar acessá-los. Para tornar isso ainda mais rápido, o Opera possui uma extensão denominada Google Reader.

Esse plugin reproduz o leitor de feeds da Google em uma pequena janela que é ativada por meio de um ícone na barra de endereços. Todas as funcionalidades do serviço original são mantidas pelo add-on. Caso você não utilize o Reader como receptador de notícias, pode tentar adaptar suas necessidades ao Live News Feed.

Ampliar

.....

Você utiliza mais algum complemento útil para o Opera? Conhece recursos ou configurações que tornem o navegador mais prático? Não deixe de compartilhar sua experiência com outros leitores do Tecmundo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.