Uma foto mostrando o vindouro monstrinho da NVIDIA, a suposta GeForce GTX 1080, acabou de aparecer, quentinha, na web. A imagem exibe um hardware prateado que parece um aparelho de som da Pioneer, para carros, mas é a possível placa de vídeo da empresa norte-americana, com direito a identificação na lateral esquerda e tudo, onde podemos conferir os dizeres “GTX 1080” gravados no material.

Também é possível observar, superficialmente, o cobiçado cooler NVTTM, que mantém o aspecto familiar da atual linha da GeForce. O corpo é revestido em prata metálico com leves acentos da cor preta e uma janelinha em acrílico em cima da câmara de vapor.

Visual robusto

Em comparação com os modelos em circulação no mercado agora, a GTX 1080 parece adotar um visual mais robusto, com bordas poligonais e uma "fachada" que se assemelha à de um exoesqueleto. Sem mais delongas, confira a foto adiante:

A foto está verossímil, mas pode ser montagem

Além disso, pela imagem já é possível dizer, com relativa segurança, que não há uma placa de circuito impresso por trás da janelinha de acrílico nem conector PCIe. O que temos agora, visualmente falando, é apenas o corpo externo da peça de hardware da suposta GTX 1080, e não uma placa de vídeo em si.

GTX 1070?

Outra foto que vazou quase ao mesmo tempo mostrou uma carcaça metálica, praticamente idêntica à da GTX 1080, mas com os caracteres GTX 1070 gravados. Ainda não há relatos oficiais sobre esses vazamentos, portanto não é seguro depositar veracidade às informações – que podem perfeitamente ter sido fabricadas por algum fã entusiasta.

Será?

Se a NVIDIA vai nomear seu próximo produto de GTX 1070 ou 1080, que seriam substitutos virtuais da 970 e da 980, respectivamente, não sabemos. Na verdade, quase não há evidências de que a próxima linha da empresa sequer tenha essa numeração (acima dos 1000). Seguindo a lógica que a gigante utiliza, pode ser que sim, mas, por enquanto, nossas bases são apenas suposições.

As apostas estão na Computex 2016, evento segmentado que ocorre em Taipei no começo de junho. Fontes próximas à empresa afirmam que as placas podem ter 8 GB de GDDR5/X e cerca de 2 mil núcleos CUDA para a GTX 1080. Aguardemos os anúncios oficiais.

Que nome você acha que a próxima linha de placas de vídeo da NVIDIA vai ter? Comente no Fórum do TecMundo.

Cupons de desconto TecMundo: