O que é lúmen?

1 min de leitura
Imagem de: O que é lúmen?

Ultimamente projetores não estão mais limitados a salas de aula ou de reunião, pois hoje pode-se vê-los até mesmo substituindo televisores em home theaters. Além disso, como você deve imaginar, existem diversos modelos de projetores, os quais podem ser classificados como de melhor ou pior qualidade de acordo com a sua quantidade de lumens e o tipo de lâmpada utilizada.

“Lu”... o quê?

Lúmen é uma quantidade de medida relacionada à óptica, a qual quando relacionada a projetores serve para definir o quão boa uma imagem projetada será e o quanto o ambiente deverá ser escurecido para garantir boa visibilidade. Para você ter uma ideia melhor: uma vela gera 14 lumens, o pôr-do-sol 400 e o sol a pino cerca de 100.000 lumens.

É possível encontrar no mercado projetores com 500 até 3500 lumens, sendo que projetores abaixo de 1000 lumens são os mais baratos, mas requerem um ambiente bastante escuro e uma distância pequena da parede até ele. Entre 1000 e 2000 os projetores são capazes de exibir imagens de alta qualidade desde que em ambientes não muito claros, enquanto projetores com mais de 2000 lumens não precisam que o ambiente seja escurecido para exibir imagens em alta qualidade, porém são os mais caros.

Projetor em uma sala escura

A lâmpada

O tipo de lâmpada utilizada também influencia a quantidade de lumens projetada, pois alguns modelos quando chegam à metade de sua vida útil projetam apenas 50% da capacidade máxima do projetor. Em contrapartida, os modelos de lâmpada UHP e UHE são capazes de reter cerca de 80% de sua claridade durante sua vida útil inteira, ou seja, quando você for comprar um projetor, além de escolher a quantidade de lumens exibida por ele, certifique-se que o tipo de lâmpada utilizada é UHP ou UHE.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.