Black Mirror: todas as referências presentes na 6ª temporada da série

Imagem de: Black Mirror: todas as referências presentes na 6ª temporada da série
Imagem: Netflix

Após um longo tempo de espera, os fãs de Black Mirror, finalmente, têm a chance de se aventurar em novas histórias mirabolantes da série da Netflix. A aguardada 6ª temporada da produção de ficção científica, drama e suspense criada por Charlie Brooker fez sua estreia na gigante do streaming na última quinta-feira (15) e trouxe aos espectadores cinco novos episódios, cada qual com sua própria trama criativa e surpreendente.

Contudo, mais do que apenas novos enredos, a 6ª temporada de Black Mirror também conta com vários easter eggs curiosos e enigmáticos, que, por vezes, nem mesmo os fãs mais ferrenhos da série da Netflix conseguem pescar.

Black Mirror: principais referências presentes na 6ª temporada

O Minha Série resolveu desvendar as principais referências "escondidas" presentes no novo ano de Black Mirror e compartilhá-las com você.Confira, a seguir, a lista com os principais easter eggs presentes no seriado da Netflix!

1. Nomes de episódios no Streamberry

 Netflix 

Logo no primeiro episódio da 6ª temporada de Black Mirror, chamado "Joan Is Awful" ("A Joan é Horrível", em tradução livre), se pararmos para analisar bem, vemos que os nomes dos filmes e séries presentes no serviço de streaming Streamberry são, na verdade, referências ao episódios passados de Black Mirror.

Por exemplo: "The Callow Years" (referência ao primeiro episódio da 1ª temporada), "Sea of Tranquility" (série ficcional que é mencionada em vários episódios de Black Mirror), "Finding Ritman" (referência ao filme Black Mirror: Bandersnatch), "Junipero Rising" (referência ao quarto episódio da 3ª temporada), entre outros.

2. Smithereens

S  Netflix 

Ainda em "Joan Is Awful", temos um outro easter egg importante. Em certo ponto, Sandy (Ayo Edebiri), colega de Joan (Annie Murphy), aparece em um bar recebendo uma mensagem em seu celular. Acima da mensagem, aparece uma notificação do Smithereens, rede social fictícia que aparece em um dos capítulos de Black Mirror.

3. Canção batida

a  Netflix 

Em uma cena de "Joan Is Awful", os espectadores podem ouvir ao fundo a canção “Anyone Who Knows What Love Is (Will Understand)”, de Irma Thomas. E, se ela soou familiar para você, há um motivo para isso: a música já foi utilizada em vários outros episódios de Black Mirror, como “Fifteen Million Merits”, “White Christmas”, “Men Against Fire”, “Crocodile” e “Rachel, Jack and Ashley Too.”

4. "Nosedive"

a  Netflix 

Novamente, uma referência ao primeiro episódio da 3ª temporada de Black Mirror, "Nosedive", no qual conhecemos o aplicativo Smithereens. Em "Joan Is Awful", percebemos o personagem Mac (Rob Delaney) mexendo no celular e passando por uma foto de Lacie Pound, personagem de Bryce Dallas Howard em "Nosedive", na rede social. Parece que ela não conseguiu sair da plataforma, no fim das contas!

5. “The Entire History of You”

a  Netflix 

Outro episódio que é referenciado na 6ª temporada de Black Mirror é “The Entire History of You”, o terceiro da primeira temporada. Em "Joan Is Awful", quando a protagonista está lendo uma matéria no jornal, há uma manchete na capa que diz: "Grains Going Out of Style” (Os Grains Estão Saindo de Moda, em tradução). Grains é a tecnologia que, no capítulo da temporada de estreia, permitia que as pessoas gravassem aquilo que viam com os próprios olhos.

6. Advogada de Joan

a  Netflix 

Ainda em "Joan Is Awful", notamos que a advogada da personagem principal trabalha em um escritório chamado Skillane Legal, que é uma referência clara à figura de Victoria Skillane, protagonista do episódio dois da segunda temporada de Black Mirror, chamado "White Bear".

7. Jornal com menção à Michael Smart

K  Netflix

Em "Loch Henry", segundo episódio da 6ª temporada de Black Mirror, há um easter egg de um outro episódio do mesmo ano. Quando Davis (Samuel Blenkin) e Pia (Myha’la Herrold) estão analisando um jornal antigo, há uma manchete nele dizendo "Smart in Trouble" ("Smart com Problemas", em tradução). A frase é uma referência ao personagem Michael Smart (David Shields), que aparece mais tarde, no quinto episódio da mesma temporada, chamado "Demon 79".

8. Adesivos

k  Netflix

"Loch Henry" também traz outros easter eggs. Em um deles, vemos alguns adesivos colados nos notebooks de Pia e Davis. Porém, eles não são aleatórios e fazem referência a outros capítulos marcantes da série, como "The Waldo Moment", "Arkangel" e "White Bear".

9. Pôster de "The Callow Years"

N  Netflix

Em outro momento de "Loch Henry", a dupla de protagonistas está em uma reunião para vender seu documentário e, ao fundo da sala, há um pôster da obra fictícia "The Callow Years", que é uma referência direta ao primeiro episódio da história de Black Mirror, "The National Anthem".

10. O que aconteceu com Michael Callow?

n  Netflix

Ainda falando da produção fictícia "The Callow Years", uma das sequências de "Loch Henry" faz questão de mostrar o que aconteceu com o personagem Michal Callow, protagonista de "The National Anthem". Em uma manchete de jornal, descobrimos que o político agora é dono de um zoológico. Uma clara piada com o fato de que Callow precisou realizar um ato terrível com um porco no episódio de estreia de Black Mirror. Lembra-se?

11. "San Junipero"

k  Netflix

Mais um episódio famoso de Black Mirror que contou com seu próprio easter egg foi "San Junipero", o quarto da terceira temporada. Em "Loch Henry", há uma menção a um documentário fictício chamado "Euthanasia: Inside Project Junipero" durante uma cerimônia de premiação.

12. Glifo de "White Bear"

a  Netflix

Em "Beyond The Sea", terceiro episódio da 6ª temporada de Black Mirror, os espectadores podem notar a presença de um glifo bem peculiar pintado em uma parede. Pois bem, é o mesmo glifo visto no episódio "White Bear", da 2ª temporada.

13. "Sea of Tranquility" aparece novamente

a  Netflix

Já falamos da série fictícia "Sea of Tranquility", que aparece em vários episódios de Black Mirror, por aqui. E, em "Mazey Day", quarto episódio da 6ª temporada, a obra é referenciada novamente, aparecendo em uma televisão. Na cena, descobrimos que o astro da série morreu.

14. O glifo de "White Bear" ataca novamente

a  Netflix

O famoso glifo de "White Bear" já havia aparecido no episódio 3 da 6ª temporada de Black Mirror e também marca presença no quinto episódio do mesmo ano, chamado "Demon 79". O desenho pode ser visto no talismã encontrado por Nida (Anjana Vasan).

14. Cachorros robôs

S  Netflix

Você se lembra do episódio "Metalhead", o quinto da 4ª temporada de Black Mirror? Nele, conhecemos robôs que se assemelham a cachorros e que caçam a personagem principal sem dó nem piedade. Pois bem, as mesmas "criaturas" aparecem em "Demon 79", quando Nida está tendo uma visão do futuro. Medo!

Todas as temporadas de Black Mirror estão disponíveis para streaming na Netflix.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.