Black Mirror versão terror? Episódio da 6ª temporada traz pacto com demônio

Imagem de: Black Mirror versão terror? Episódio da 6ª temporada traz pacto com demônio
Imagem: Netflix

Agora é oficial: a 6ª temporada de Black Mirror está entre nós! Na última quinta-feira (15), a nova parte da série de ficção científica, drama e suspense da Netflix, criada pelo roteirista e produtor Charlie Brooker, chegou à gigante do streaming com cinco novos episódios, cada qual trazendo suas próprias histórias mirabolantes e cativantes. E, se você já se aventurou pela 6ª temporada de Black Mirror, deve ter notado algo: a obra apostou em elementos novos desta vez.

Como bem sabemos, Black Mirror ficou bastante conhecida por explorar as possibilidades e avanços da área de tecnologia de uma forma mais sombria, imaginando-os como elementos destrutivos de um futuro distópico no qual os seres humanos são consumidos por suas próprias criações. Porém, a 6ª temporada da produção da Netflix mostra que nem só de anomalias tecnológicas vive Black Mirror.

Demônio extrovertido e apocalipse permeiam episódio da 6ª temporada de Black Mirror.Demônio extrovertido e apocalipse permeiam episódio da 6ª temporada de Black Mirror.Fonte:  Netflix 

O quarto e o quinto episódios da 6ª temporada de Black Mirror, chamados "Mazey Day" e "Demon 79", respectivamente, por exemplo, abandonam por um momento os temas tecnológicos para abraçar elementos do gênero de horror, incluindo lobisomens e pactos com demônios. Algo inédito e totalmente inesperado se pararmos para analisar mais a fundo o seriado, que estreou em 2011 e que, de lá para cá, nunca havia apostado em enredos do tipo.

Pensando nisso, resolvemos explorar um pouco mais o episódio "Demon 79", que fecha a 6ª temporada de Black Mirror de uma maneira nova e surpreendente. O capítulo é roteirizado por Brooker e Bisha K. Ali e dirigido por Toby Haynes. Além disso, o elenco principal é formado por Anjana Vasan, Paapa Essiedu, David Shields, Katherine Rose Morley, Nick Holder e Nicholas Burns.

Lembrando que o texto a seguir conta com spoilers do episódio Demon 79 de Black Mirror, temporada 6.

Black Mirror: "Demon 79" traz história inédita para a série

Em "Demon 79", conhecemos a jovem Nida (Vasan), uma moça indiana que reside no Reino Unido e que trabalha como vendedora em uma loja de sapatos ao lado de Vicky (Morley). E aqui já vale ressaltar que as duas são completamente diferentes. Nida, a protagonista do episódio, é tímida, introvertida e tranquila, enquanto Vicky é esnobe, arrogante e parece odiar Nida com todas as forças, humilhando a garota sempre que possível.

Solitária, ignorada por aqueles ao seu redor e em luto pela morte de sua mãe, Nida passa os dias de forma igual: de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Porém, tudo muda quando a mulher encontra um talismã misterioso no porão da loja na qual trabalha. Quando o item entra em contato com seu sangue (ela corta o dedo acidentalmente e encosta na peça), Nida acaba invocando um demônio acidentalmente, que revela à garota que ela precisa sacrificar três almas para impedir o apocalipse.

Assustada, confusa e descrente do que está acontecendo, Nida logo percebe que o demônio, chamado Gaap (Essiedu), não está brincando e que ela precisará dançar conforme a música. E, assim, a jovem inicia uma jornada assassina (contra sua vontade) ao lado da entidade misteriosa.

"Demon 79" marca uma novidade e tanto para Black Mirror, que passa entrar no gênero de horror."Demon 79" marca uma novidade e tanto para Black Mirror, que passa entrar no gênero de horror.Fonte:  Netflix 

Abrindo mão completamente dos assuntos relacionados à tecnologia e focando em uma história sobrenatural, "Demon 79" inova e, ao lado do capítulo "Mazey Day", constitui um marco para Black Mirror, que, pela primeira vez, quebra suas próprias regras e coloca os pés em um novo território: o do terror. E o faz de uma maneira bem competente e divertida, com Brooker mostrando toda sua desenvoltura para misturar horror, comédia, drama e tragédia.

Primeiramente, é interessante notar como o episódio traz toda uma estética parecida com a dos filmes de terror das décadas de 1970 e 1980. A fotografia levemente dessaturada e granulada já nos coloca em uma atmosfera mais sombria e sufocante, bem como a trilha sonora e alguns movimentos de câmera, que logo nos fazem pensar: "isso só poder ser uma obra de terror".

Do início do episódio até ao momento em que Nida traz Gaap à vida, o que parece é que teremos uma história de terror mais clássica, centrada na protagonista e em seus desafios para se livrar da entidade que ela despertou. Contudo, Brooker nos surpreende ao implementar um tom cômico à narrativa, que vem especialmente da figura que menos imaginávamos: a do próprio demônio.

Demônio em Black Mirror

Gaap é um demônio extrovertido e amigável, que, desde o começo, quer que Nida complete sua tarefa de matar três pessoas para impedir o apocalipse. Ao mesmo tempo, ele também parece se preocupar com a personagem e com seu código moral (Nida não quer matar pessoas inocentes, por exemplo, e, por isso, Gaap apenas indica pessoas perversas para a recém-formada assassina).

O que se sucede a partir da relação curiosa entre os dois é um banho de sangue, com Nida cometendo crimes e tentando impedir o fim do mundo, ao passo em que tenta escapar da polícia, que já suspeita de sua participação em alguns assassinatos. Além disso, Brooker também faz questão de adicionar temas políticos e sociais como pano de fundo (algo que o roteirista costuma fazer para tecer suas críticas), dando ainda mais profundidade e contexto ao que vemos em tela.

Enfim, "Demon 79" encerra bem a 6ª temporada de Black Mirror, nos deixando com aquela pulguinha atrás da orelha: será que a próxima temporada terá mais histórias de terror? Aguardemos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.