Black Mirror: episódio Mazey Day traz algo jamais visto na série

Imagem de: Black Mirror: episódio Mazey Day traz algo jamais visto na série
Imagem: Netflix

Finalmente, os fãs de Black Mirror têm motivos para comemorar. Isso porque, na última quinta-feira (15), a série de ficção científica, drama e suspense criada por Charlie Brooker estreou sua 6ª temporada na Netflix. E, como você deve se lembrar, a 5ª temporada havia sido lançada em 2019. Ou seja, os espectadores já estavam no aguado por novos episódios há quatro anos. Mas, felizmente, a espera acabou!

Com cinco novos episódios, a 6ª temporada de Black Mirror, que é uma série antológica não economizou na criatividade e, pela primeira vez, explorou elementos que, até então, não haviam sido abordados nos capítulos anteriores do seriado. Algo que pode ser visto, por exemplo, no episódio "Mazey Day" ("Dia da Mazey", em tradução livre), o quarto do novo ano da produção, que traz uma surpresa assustadora.

Dirigido por Uta Briesewitz e roteirizado por Brooker, "Mazey Day" traz duas protagonistas femininas que, em determinado momento, têm suas trajetórias entrelaçadas da maneira mais maluca possível. Zazie Beetz, Clara Rugaard, Danny Ramirez, Robbie Tann e Kenneth Collard compõem o elenco do episódio.

Episódio da 6ª temporada de Black Mirror traz novidade assustadora para a série; entenda!Episódio da 6ª temporada de Black Mirror traz novidade assustadora para a série; entenda!Fonte:  Netflix 

No entanto, fique ligado: o texto a seguir inclui spoilers do quarto episódio da sexta temporada de Black Mirror.

Black Mirror: reviravolta aterrorizante marca episódio da 6ª temporada

Em "Mazey Day", conseguimos identificar com certa facilidade os temas centrais com os quais Brooker quis "brincar". Ética, fama e sobrevivência são alguns deles. Mas o que realmente chama atenção no episódio é sua reviravolta inédita, que traz algo jamais visto em Black Mirror. Mas, antes de falar dela, vamos entender um pouco melhor a trama do quarto capítulo da 6ª temporada da obra?

Black Mirror aposta em elementos de terror no episódio "Mazey Day".Black Mirror aposta em elementos de terror no episódio "Mazey Day".

"Mazey Day" traz duas histórias paralelas que, em certo ponto, se cruzam. A primeira delas é referente à personagem Bo (Beetz), uma paparazzi que vive atrás de celebridades a fim de fotografá-las e, com as imagens que consegue realizar, fazer alguma grana para seguir sua vida, que, de fácil, não tem nada.

A segunda é centrada em Mazey Day (Rugaard), uma famosa atriz de Hollywood que apresenta certa instabilidade por conta de seu abuso de substâncias danosas, como álcool e alucinógenos. E seus comportamentos imprevisíveis pioram ainda mais após ela atropelar acidentalmente uma pessoa enquanto dirigia completamente "chapada".

As tramas de ambas as protagonistas se entrelaçam quando Bo descobre que Mazey "desapareceu" e que, quem conseguir descobrir seu paradeiro e fotografá-la, ganhará uma bolada em dinheiro. Grana que Bo precisa urgentemente, uma vez que seu aluguel está atrasado e ela deve a seu colega de apartamento. Por isso, ela decide aceitar a missão e leva seu amigo Hector (Ramirez), que também é paparazzi, com ela.

Lobisomem em Black Mirror?

Quando os dois descobrem onde Mazey está escondida, eis que surge o chocante plot twist do episódio de Black Mirror: a atriz está se transformando em um lobisomen (lobisowomen? Loba? Enfim, vocês entenderam). Você se lembra de quando ela atropelou uma pessoa anteriormente? Pois então, o indivíduo em questão a morde quando ela desce do carro para ajudá-lo, ficando subentendido que, na verdade, a vítima era um lobisomen, que, agora, transformou Mazey na mesma criatura ao abocanhá-la.

Black MirrorNova temporada de Black Mirror tem até lobisomem. 

A partir daí, o capítulo se transforma em uma corrida por sobrevivência, com Bo, Hector e outros personagens tendo que fugir das garras da artista que incorporou uma criatura feroz e faminta. Essa reviravolta, além de assustadora e completamente inesperada, é inédita para Black Mirror, uma vez que não envolve desastres ou consequências causadas por determinadas tecnologias, mas, sim, um monstro incontrolável que vemos apenas em filmes de terror.

Ao adentrar o território do gênero de horror, Brooker concebeu um dos episódios mais diferentes de Black Mirror. E isso faz bastante sentido quando analisamos o que o roteirista havia afirmado por meio de uma declaração oficial quando anunciou a 6ª temporada da produção.

"Eu sempre senti que Black Mirror deveria ter histórias completamente diferentes umas das outras, que continuem a surpreender as pessoas (e eu mesmo). Do contrário, qual é o sentido? Ela deve ser uma série difícil de definir e que segue se reinventando. Então, como um desafio e como uma forma de manter as coisas revigorantes, tanto para mim quanto para os espectadores, eu comecei essa temporada descartando minhas próprias suposições sobre o que esperar", revelou.

Após assistir "Mazey Day", a fala de Brooker se justifica e prova que, de fato, o produtor arriscou mais e saiu de sua zona de conforto. E o fez sem deixar de tecer suas críticas sociais, que seguem pertinentes e dignas de discussões mais profundas. Agora, o questionamento que fica é: será que Black Mirror vai abandonar cada vez mais seus assuntos ligados à área de tecnologia para apostar em gêneros e temas diferentes? Teremos mais episódios de terror? Só o tempo dirá!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.