Black Mirror: 6ª temporada tem episódio inspirado em caso real

Imagem de: Black Mirror: 6ª temporada tem episódio inspirado em caso real
Imagem: Netflix

Finalmente, a 6ª temporada de Black Mirror está entre nós! O novo ano da série de ficção científica, drama e suspense da Netflix, criada por Charlie Brooker, estreou nesta quinta-feira (15) com cinco episódios inéditos que prometem levar os espectadores a novas aventuras mirabolantes e surpreendentes. Inclusive, já descobrimos algo bem curioso sobre um dos capítulos da 6ª temporada de Black Mirror.

O primeiro episódio da 6ª temporada do seriado, chamado "Joan Is Awful" (A Joan é Péssima) foi baseado em uma história real. E, caso você não saiba, esta é a sinopse oficial do capítulo: "Uma mulher comum se surpreende ao descobrir que uma plataforma de streaming global lançou uma série dramática sobre sua vida - na qual ela é interpretada pela atriz Salma Hayek".

Pois bem, segundo Brooker, o episódio foi inspirado no caso real envolvendo Elizabeth Holmes, a antiga CEO da empresa norte-americana Theranos, que consistia em uma startup de testes de sangue. A executiva foi condenada por 4 dos 11 casos de fraude e conspiração pelos quais a companhia foi acusada e, mais tarde, sentenciada a 11 anos atrás das grades.

Como Elizabeth Holmes inspirou Black Mirror?

Brooker revelou a curiosidade ao jornal Metro, dizendo que se lembrou do caso de Holmes ao assistir a minissérie The Dropout, do streaming Hulu. "Eu estava assistindo The Dropout, que é uma dramatização da história de Elizabeth Holmes e da Theranos, com minha esposa e nós comentamos: 'parece que isso aconteceu ontem e tudo já se tornou um drama na TV'".

Ao pensar nisso, o criador de Black Mirror combinou duas coisas que estavam em sua mente: o conceito de um evento real ser adaptado para a televisão rapidamente e uma outra ideia que teve para um roteiro, que consistia em "uma história de uma mulher comum que se encontra na primeira página do jornal". Ele adicionou: "Eu pensei, eu não sei qual é a história exatamente, mas é uma situação engraçada". E, assim, surgiu "Joan Is Awful".

Elizabeth HolmesElizabeth Holmes serviu como inspiração para episódio de Black Mirror.

O episódio em questão, no entanto, eleva a situação para os extremos. Recheado de distopia, o capítulo de estreia da nova temporada traz uma paródia da Netflix que produz, em tempo real, uma série que imita a vida da espectadora.

Black Mirror: série de sucesso na Netflix

Nos últimos anos, Black Mirror tem sido uma das séries mais comentadas da gigante do streaming. Especialmente por suas características únicas. A obra, que é uma antologia (ou seja, os episódios não são conectados e trazem histórias totalmente diferentes), provoca bastante os espectadores ao abordar os avanços tecnológicos e a natureza humana de uma maneira sombria e criativa.

Além de seis temporadas, Black Mirror também conta com um filme interativo (no qual quem está assistindo pode fazer escolhas), chamado Black Mirror: Bandersnatch, de 2018. Lembrando que todos os episódios da 6ª temporada de Black Mirror já estão disponíveis na Netflix.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.