5 tecnologias de Star Wars que estão virando realidade

Imagem de: 5 tecnologias de Star Wars que estão virando realidade
Imagem: Disney

Próxima de completar 50 anos desde o lançamento de seu primeiro filme, a franquia de Star Wars continua em alta até hoje. A saga mantém-se como uns dos maiores fenômenos da cultura pop atualmente, ganhando novos filmes e séries com frequência — incluindo uma nova trilogia.

George Lucas, criador da saga, precisou inventar técnicas especialmente para a produção do filme. Alguns efeitos especiais utilizados nas batalhas de naves em Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, são utilizados até hoje na indústria de Hollywood.

Da mesma forma, o universo criado para a franquia possui algumas das tecnologias mais mirabolantes já feitas para um filme de ficção científica. Ainda há quem sonhe em lutar com sabres de luz ou ter um R2-D2 em casa.

Para a surpresa de muitos, algumas tecnologias, até então distantes da realidade nos anos 70, já estão sendo desenvolvidas por cientistas. Muitas delas, na verdade, serviram como inspiração para os desenvolvedores inovarem em suas pesquisas e criações em laboratório.

Nesse sentido, a seguir, conheça algumas das tecnologias de Star Wars que estão se tornando realidade e a maneira como elas prometem auxiliar os humanos (ou não).

5 - Robôs ajudantes

(Fonte: Gadget Review/Reprodução)(Fonte: Gadget Review/Reprodução)Fonte:  Gadget Review 

Os robôs domésticos são a tecnologia mais “antiga” dessa lista, visto que não é de agora que eles estão no foco dos cientistas ao redor do mundo. Embora ainda não existam droides como o R2-D2 e C-3PO, que se comunicam diretamente com humanos e tem praticamente vida própria, já é possível adquirir robôs que ajudam na limpeza da casa.

Empresas como a Boston Dynamics também investem em tecnologias robóticas mais avançadas, como o Atlas, que é humanoide. Já na parte do "software", vale mencionar a rápida evolução da inteligência artificial, que, caso seja aplicada a robôs futuramente, pode criar máquinas inteligentes.

4 - Robôs de guerra

(Fonte: Twitter/Reprodução)(Fonte: Twitter/Reprodução)Fonte:  Twitter 

Em Star Wars, é comum a utilização de droides em grandes batalhas. Exércitos com milhares de robôs são utilizados para a luta, com as máquinas sendo capazes de utilizar armas.

Atualmente, essa realidade não está muito distante. A Rússia está aprimorando um robô em formato de cão, o M-81, que é capaz de mover-se de forma ágil e atirar foguetes com muita precisão. Além disso, o exército estadunidense já utiliza alguns robôs para acessarem áreas perigosas e desarmarem bombas.

3 - Próteses biônicas

(Fonte: Open Bionics/Reprodução)(Fonte: Open Bionics/Reprodução)Fonte:  Open Bionics 

Após perder parte de seu braço em uma batalha contra Darth Vader, Luke Skywalker recebe uma mão biônica como substituta do seu membro natural. Hoje em dia, já é possível encontrar próteses biônicas tão boas quanto a utilizada pelo jedi.

Modelos como os da empresa islandesa Össur são alguns dos mais avançados no mercado ortopédico atualmente. As próteses são capazes de realizar movimentos naturais e proporcionar uma vida saudável ao usuário.

2 - Armas de laser

(Fonte: Youtube/Reprodução)(Fonte: Youtube/Reprodução)Fonte:  Youtube 

A maior ameaça da primeira trilogia de Star Wars é a temida Estrela da Morte. A máquina mortífera é maior que diversos mundos e tem capacidade de destruir qualquer planeta que esteja à sua frente, através de um laser mortal e extremamente poderoso.

Felizmente, nenhuma tecnologia é tão potente dessa maneira no mundo atual. Porém, a Marinha dos Estados Unidos possui canhões a laser que, através de ondas de calor, são capazes de destruir objetos inimigos pequenos, como drones. Outra diferença, além da potência, é a visibilidade do raio, já que, na vida real, o laser das armas é invisível.

1 - Sabres de luz

(Fonte: Gadget Review/Reprodução)(Fonte: Gadget Review/Reprodução)Fonte:  Gadget Review 

A arma mais famosa do universo Star Wars já rendeu diversos brinquedos e artefatos que a imitam ao longo dos anos. Porém, as leis da física não permitem que o dispositivo letal realmente exista.

Contudo, alguns cientistas da Universidade do Texas se inspiraram no corte preciso do sabre para criar um laser que seja utilizado em cirurgias. Dessa forma, facilitando o trabalho dos médicos e dando uma assertividade exata a operação, substituindo as ferramentas como os bisturis.

Além disso, a própria Disney também trabalha para dar vida ao sabre de luz, mas não para fins militares. A empresa desenvolveu uma tecnologia própria para criar o dispositivo e utilizar em seus parques de diversão e experiências de Star Wars. Ou seja, como a ferramenta é voltada para entretenimento em instalações da Disney, não será possível comprar o produto.

Imagem: Assista Star Wars no Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assista Star Wars no Disney Plus

O Disney Plus possui as trilogias, spin-offs, animações e séries do universo Star Wars para você aproveitar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.