Saga Star Wars: entenda a cronologia das séries da franquia

Imagem de: Saga Star Wars: entenda a cronologia das séries da franquia
Imagem: Disney Plus
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Saga Star Wars está recheada de histórias incríveis sobre a vida interplanetária. Criada por George Lucas no final dos anos 1970, os primeiros filmes arrastaram multidões para os cinemas, levando à criação de um universo compartilhado conforme o tempo foi passando.

Atualmente, há diversos personagens tendo suas histórias contadas na franquia. O mais recente deles é Cassian Andor, que ganhou uma série no Disney Plus.

E em meio a tantas obras, algumas pessoas podem ficar perdidas com as diversas produções que chegam no streaming. Desse modo, elaboramos um guia para que você entenda a cronologia das séries da Saga Star Wars. Confira:

(Disney Plus/Reprodução)(Disney Plus/Reprodução)Fonte:  Disney Plus 

The Acolyte e os primórdios da saga

Para 2023, no Disney Plus, a série Star Wars: The Acolyte está programada. Ao longo de seus episódios, a produção será focada nos últimos dias da Era da Alta República, mostrando também como o lado sombrio surgiu e se espalhou pela galáxia. Desse modo, é possível argumentar que essa narrativa se passará antes da segunda trilogia lançada nos cinemas por George Lucas a partir de 1999.

Sendo assim, a cronologia de Star Wars, até o momento, se inicia com The Acolyte (2023), passa pelo Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), Episódio II – Ataque dos Clones (2002) e Episódio III – A Vingança dos Sith (2005) até chegar em Star Wars: The Bad Batch, uma série animada cuja 1ª temporada estreou em 2021 no Disney Plus.

As guerras clônicas

Antes de prosseguir, é preciso também citar a série Star Wars: The Clone Wars, que estreou em 2008 no Cartoon Network. Na cronologia, seus eventos estão localizados entre o Episódio II e o Episódio III, sendo muito importante para a compreensão da história a partir do ponto de vista de personagens que não foram explorados com tanta profundidade nos cinemas.

Rendendo sete temporadas, a série se constrói a partir de inúmeras batalhas entre a República e os Separatistas. Tudo isso culmina em A Vingança dos Sith (2005), que começa sua história três anos após o início das guerras clônicas. Essas guerras são muito importantes para o contexto geral da Saga Star Wars, principalmente por conta do que é apresentado na sequência.

(Disney Plus/Reprodução)(Disney Plus/Reprodução)Fonte:  Disney Plus 

Nesse sentido, The Bad Batch consiste em um spin-off de The Clone Wars. Com duas temporadas completas disponíveis no streaming da Disney, no protagonismo estão os integrantes de uma tropa de elite cujos membros são os clones habilidosos e inteligentes, que se destacam do restante do Grande Exército da República.

No entanto, após as guerras clônicas, esses soldados geneticamente modificados se tornam espécies de mercenários que buscam novas missões por toda a galáxia, com o objetivo de se distanciar cada vez mais de seu passado sombrio.

Antecedendo a primeira trilogia

Com o fim das guerras clônicas, muitas coisas aconteceram até que os irmãos Leia Organa e Luke Skywalker pudessem se encontrar novamente — algo visto na trilogia original, lançada a partir de 1977. Portanto, alguns filmes e séries foram desenvolvidos para preencher a lacuna de histórias sobre inúmeros personagens e situações.

Aqui é possível citar o longa-metragem Han Solo: Uma História Star Wars (2018), que mostrou os primeiros anos do aventureiro eternizado por Harrison Ford nos cinemas. Contudo, sua versão mais jovem foi vivida pelo ator Alden Ehrenreich.

Paralelamente a esses eventos, em Tatooine, o jedi Obi-Wan Kenobi se isolava para cuidar, mesmo que de longe, do jovem Luke Skywalker. Contudo, nesse meio tempo, Darth Vader ascendia e colocava bastante medo em toda a galáxia. Dessa forma, os eventos da minissérie do jedi em questão contam também a ligação de Obi-Wan Kenobi com a Princesa Leia.

(Disney Plus/Reprodução)(Disney Plus/Reprodução)Fonte:  Disney Plus 

Por fim temos Star Wars Andor, lançada na última semana no catálogo Disney Plus. Trazendo elementos como espionagem e suspense para a saga, a série é focada em uma das missões de Cassian Andor (Diego Luna) junto do droide K-2SO, que culmina na participação de ambos no projeto Rogue One.

Antes mesmo do início da primeira trilogia, cronologicamente, há Rogue One: Uma História Star Wars (2016), seguido do Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977), Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980) e Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983).

A trilogia dos anos 2010

Há também as séries que antecedem a terceira trilogia, que se iniciou com o Episódio VII – O Despertar da Força (2015), passou pelo Episódio VIII – Os Últimos Jedi (2017) e foi concluída no Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019).

São três produções lançadas diretamente no Disney Plus nos últimos anos: The Mandalorian, em 2019, seu spin-off O Livro de Boba Fett, em 2021, e Ahsoka, que promete chegar ao streaming em 2023.

Alguns acontecimentos vistos em The Mandalorian e O Livro de Boba Fett são concomitantes, tendo sua narrativa totalmente interligada. Já Ahsoka mostrará um desenvolvimento mais profundo da personagem em questão, que foi uma das aprendizes de Anakin Skywalker.

(Disney Plus/Reprodução)(Disney Plus/Reprodução)Fonte:  Disney Plus 

Como é perceptível, a maioria das séries foram criada para preencher os intervalos entre as trilogias cinematográficas. Porém, há muito material para ser explorado dentro da Saga Star Wars. O que será que virá pela frente?

Assista Star War no Disney Plus

Todos os filmes e todas as séries do Universo Star Wars estão no catálogo Disney Plus.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.