7 piores adaptações de animes para séries e filmes live-action

Imagem de: 7 piores adaptações de animes para séries e filmes live-action
Imagem: 20th Century Fox/Divulgação

A popularidade das animações japonesas faz com que diversas tentativas de adaptações sejam feitas. Entre acertos e erros, transformar um conteúdo tão amado é um desafio que carrega um peso gigante consigo.

Por esse motivo, o Minha Série fez uma seleção das piores adaptações live-action de animes, tanto para séries quanto para filmes.

Respire fundo, tente manter os nervos e confira a seguir as piores adaptações de anime para live-action!

7 - Kite

(Fonte: Anchor Bay/Divulgação)(Fonte: Anchor Bay/Divulgação)Fonte:  Anchor Bay 

A adaptação do anime de 1998 mostra Sawa buscando vingança contra os assassinos de seus pais. A protagonista conta com a ajuda de um amigo e de um ex-parceiro de seu pai na polícia.

O longa passou por dificuldades durante sua produção devido à morte do diretor original, David R. Ellis. Então, ele foi substituído por Ralph Ziman no meio das filmagens. As críticas apontaram a adaptação como sendo chata e sem emoção alguma. No Rotten Tomatoes, recebeu 0% de aprovação.

6 - Mutronics - O Futuro da Raça Humana

(Fonte: New Line/Divulgação)(Fonte: New Line/Divulgação)Fonte:  New Line 

O filme dos anos 90 conta a história de Sean, um adolescente que encontra uma bio-armadura alienígena e usa ela para lutar contra mutantes de uma corporação, que estão tentando recuperar a armadura após ela ser roubada por um cientista.

O enredo muda a narrativa em que se baseia, a do mangá Guyver, e insere alienígenas como ponto chave da história. Essa adição desnecessária junta de um roteiro que tenta ser engraçado além da conta e de péssimas atuações, fez com que o filme fosse extremamente criticado.

5 - A vigilante do amanhã: Ghost in the Shell

(Fonte: Paramount/Divulgação)(Fonte: Paramount/Divulgação)Fonte:  . 

Major possui um cérebro humano, mas seu corpo é totalmente robótico. Ela trabalha como agente especial e foi designada para lutar contra criminosos e extremistas. A personagem tenta entender quem ela é, se há um passado por trás de sua vida ou se é apenas uma máquina criada para combate.

Foi a partir da escalação de Scarlett Johansson para o papel da protagonista que o filme começou a causar polêmica. A escolha de uma atriz branca ao invés de uma japonesa causou revolta nas redes sociais, com os internautas e a mídia apontando o whitewashing que a adaptação estava cometendo.

Embora o filme seja divisivo, com algumas pessoas defendendo que a adaptação da história em si foi bem feita, ainda assim muitas não conseguem simplesmente ignorar o fato da má escalação feita pela produção.

4 - Cowboy Bebop

(Fonte: Netflix/Divulgação)(Fonte: Netflix/Divulgação)Fonte:  Netflix 

O seriado que adaptou o anime de 1998 estreou na Netflix em 2021 e foi um grande alvo de críticas negativas, não passando da primeira temporada. A história acompanha o trio de caçadores de recompensa que viajam pelo espaço em sua nave procurando combater crimes.

O projeto sofre de falta de diferenciação entre adaptar e ser fiel. Há cenas que vem direto do anime, mas que funcionam somente nele. Na hora de transformá-las em algo funcional para um live-action, quem estava envolvido no projeto não conseguiu entender o que deveria ser feito ou não.

3 - Speed Racer

(Fonte: Warner/Divulgação)(Fonte: Warner/Divulgação)Fonte:  . 

O famoso piloto Speed Racer precisa participar de uma corrida que matou seu irmão após os negócios de sua família no ramo da corrida estarem ameaçados por uma grande corporação. A Royalton Industries está furiosa com a resposta negativa que Speed deu à sua oferta.

O clássico anime dos anos 60 foi extremamente mal-adaptado em 2008, em um filme que foi um fracasso gigantesco de bilheteria. O orçamento da produção foi de US$ 120 milhões e arrecadou somente US$ 93,9 milhões na bilheteria mundial.

O prejuízo de quase 30 milhões de dólares é totalmente justificável. Aqui o whitewashing foi levado ao extremo, com o elenco inteiro sendo de apenas atores brancos. Além disso, o roteiro é infantil e bobo, sendo apressado e não trazendo profundidade alguma aos personagens.

2 - Death Note

(Fonte: Netflix/Divulgação)(Fonte: Netflix/Divulgação)Fonte:  Netflix 

O filme da Netflix adapta a história de um adolescente que encontra um caderno perigoso. Após o personagem escrever o nome de alguém no diário, a pessoa em questão morre instantaneamente.

Mais um exemplo de whitewashing, o longa recebeu críticas desde seu anúncio. Além disso, a história é transformada em puro clichê adolescente, com o protagonista sendo o nerd que sofre bullying na escola e é apaixonado pela líder de torcida popular.

A perda da essência do anime em que se inspira é gritante e enraiveceu muitos fãs do famoso anime.

1 - Dragonball Evolution

(Fonte: 20th Century Fox/Divulgação)(Fonte: 20th Century Fox/Divulgação)Fonte:  20th 

Eis o filme mais lembrado quando se fala sobre péssimas adaptações. O longa encaixa-se não apenas na seleção de piores adaptações de animes, como facilmente entra na lista de piores adaptações no geral.

Embora a premissa seja parecida com o anime, este é outro exemplo de whitewashing e de um roteiro que não sabe onde quer chegar, contando uma história rasa e desrespeitosa ao material original.

E aí, você já assistiu a alguma dessas adaptações?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.