Dragon Ball Evolution: Hollywood arruinou o anime com um live-action

Imagem de: Dragon Ball Evolution: Hollywood arruinou o anime com um live-action
Imagem: 20th Century/Divulgação

Em 09 de abril de 2009, estreava nos cinemas do mundo inteiro o filme que se tornaria uma das maiores decepções cinematográficas já registradas: Dragon Ball Evolution. O longa é lembrado com rancor pelo público e, principalmente, pelos fãs, até hoje.

Não sendo apenas um fracasso de crítica, a recepção péssima do público também colaborou para o fracasso de bilheteria. O filme possuiu um orçamento de US$ 30 milhões e arrecadou, somente, US$ 58,2 milhões na bilheteria mundial.

Mas afinal, o que levou a adaptação de um dos animes mais amados do mundo a sofrer uma resposta tão negativa da audiência? Relembre essa história no artigo do Minha Série!

Uma história sem encanto

A base principal de um bom filme é a narrativa. O elenco pode não ser composto pelos melhores atores já vistos, a edição pode ser simples e o orçamento pode ser baixo. Porém, com uma boa história para ser contada e cativante para o público, já é o suficiente para ganhar ao menos a simpatia da audiência.

(Fonte: 20th Century Studios/Divulgação)(Fonte: 20th Century Studios/Divulgação)Fonte:  20th Century 

No caso de Dragon Ball Evolution, nem isso o roteirista Ben Ramsey e o diretor James Wong foram capazes de entregar. A história é extremamente rasa, com personagens sem motivação e sem desenvolvimento. Até mesmo Goku, o clássico protagonista do anime, foi completamente mal aproveitado.

Cenas clássicas, como o aprendizado do kamehameha e os combates, são extremamente mal feitas e não empolgam em nada. Além dos diversos cenários feitos em chroma-keys, em que a equipe de efeitos visuais não fez questão de esconder a artificialidade dos locais.

Má escalação de elenco e equipe

É difícil saber quais as piores escolhas feitas pela produção do filme ao se falar sobre atores e direção. Após o lançamento do longa, o diretor James Wong admitiu não conhecer quase nada de Dragon Ball e nem ser fã dos mangás e animes. Além disso, contou que aceitou entrar no projeto pensando apenas no salário.

Quanto ao elenco, além de atores completamente sem carisma (ainda mais pelo roteiro fraco), o filme foi extremamente criticado pelo whitewashing que os personagens sofreram. Animes são seriados animados japoneses, ou seja, seus personagens são japoneses. Contudo, a produção do filme achou uma boa ideia escolher um ator branco, Justin Chatwin, para interpretar Goku, um dos protagonistas mais amados pelos fãs de animes.

(Fonte: 20th Century Studios/Divulgação)(Fonte: 20th Century Studios/Divulgação)Fonte:  20th Century 

A escolha partiu do ponto de vista comercial de que, para ser mais fácil vender o filme no ocidente, a alternativa correta seria escolher um ator com que o público ocidental se identificasse mais. Porém, além de uma escolha xenofóbica, é também um desrespeito a história dos animes e mangás que o filme tanto almeja homenagear. Apagar a raça do personagem, neste caso, é também apagar toda sua história, origens e essência.

Para não deixar tão explícito o preconceito, a produção escalou atores asiáticos para compor o elenco de coadjuvantes. Mas isso é apenas uma forma de demonstrar que, para eles, atores asiáticos só serviriam para papéis com menos destaque que o principal.

Recepção da crítica e do público

Obviamente, o live-action de Dragon Ball foi massacrado por todos que o assistiram. A resposta dos espectadores veio na péssima bilheteria, que não foi capaz de pagar os custos do filme, somando orçamento, marketing e distribuição. Para ilustrar a tamanha decepção do público, no Rotten Tomatoes, site que agrega a opinião das pessoas em relação a um filme/série, a “aprovação” da crítica especializada é de apenas 15%, enquanto a do público geral é de somente 20%.

Onde assistir ao filme?

Caso você queira conferir a adaptação para entender como elas não devem ser feitas, o filme está disponível no catálogo do Star+. Mas lembre-se, o longa-metragem de Goku feito por Hollywood está longe de ser sinônimo de qualidade.

Para quem é fã do anime e quer relembrar as icônicas aventuras de Goku e seus amigos, o Dragon Ball original está disponível no Globoplay, enquanto a saga Z pode ser assistida no HBO Max, na versão DBZ Kai.

Powered by Froala Editor

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.