MCU Fase 5: veja lista de filmes e séries em ordem de lançamento

Imagem de: MCU Fase 5: veja lista de filmes e séries em ordem de lançamento
Imagem: Marvel/divulgação

Em 2022 a Marvel encerrou a Fase 4 do MCU, que deu início à Saga do Multiverso, com Pantera Negra 2. Após uma recepção morna por parte da crítica e público, a Casa das Ideais vai precisar se reinventar para continuar atraindo cada vez mais público para as suas produções.

Em 2023, a chamada Fase 5 do Universo Cinematográfico da Marvel será iniciada, e deve ser o meio do caminho para a conclusão dos acontecimentos com Vingadores: Dinastia de Kang, em 2025, e Vingadores: Guerras Secretas, em 2026. Abaixo, o Minha Série separou o cronograma completo da Fase 5 da Marvel para você já marcar no calendário.

Confira uma lista com todos os filmes e séries que chegam na Fase 5 do MCU, em ordem de lançamento.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

O primeiro filme que começa a Fase 5 da Marvel é Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. O longa traz Paul Rudd no papel principal, junto a Evangeline Lilly; além dos lendários Michael Douglas e Michelle Pfeiffer. O grande vilão fica por conta de Jonatham Majors como Kang, que já fez uma breve aparição na primeira temporada de Loki.

No filme, Scott Lang e sua família são sugados para dentro do Reino Quântico e precisam arrumar uma forma de escapar daquele universo, que possui diversos planetas, ecossistemas, vida alienígena, etc. O problema é que no meio do caminho encontram Kang, um dos mais perversos antagonistas da Marvel nas HQs. O vilão será uma das principais ameaças para o MCU nas Fases 5 e 6.

O longa é dirigido por Peyton Reed, que já comandou os dois filmes anteriores, e o roteiro é assinado por Jeff Loveness (Rick e Morty). Além de Kang, o famoso vilão MODOK também será uma das ameaças. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania chega aos cinemas em 17 de fevereiro.

What If...? 2ª temporada

s  Marvel/divulgação 

What If...? é uma série que mostra situações hipotéticas de como o Universo da Marvel seria caso alguns acontecimentos fossem diferentes, como o Príncipe T'Challa ter sido abduzido por Yondu e se tornado o Senhor das Galáxias, ou se Penny Carter tivesse tomado o soro de super soldado e se transformado na Capitã Carter.

Para a segunda temporada, mais histórias inusitadas serão contadas, como uma aventura de Tony Stark e Gamora, Shang-Chi batalhando contra Odin, e o que aconteceria se Surtur tivesse ido para a Terra.

A segunda temporada de What If...? estreia no início deste ano, exclusivamente no Disney+, mas ainda não tem uma data de estreia definida.

Invasão Secreta

Invasão Secreta é uma das sagas mais icônicas da Marvel nos quadrinhos, e mostra uma invasão de Skrulls ao planeta Terra, se passando por pessoas e até mesmo por heróis e vilões daquele universo.

A série vai adaptar esse arco, mas com algumas modificações. Os Skrulls foram introduzidos em Capitão Marvel, mas o filme deixou claro que nem todos os alienígenas são vilões. O seriado traz Samuel L. Jackson novamente no icônico papel de Nick Fury, além de Ben Mendelsohn, como o skrull aliado Talos, e Don Cheadle como o Máquina de Combate.

Além disso, a vencedora do Oscar, Olivia Colman, e Emilia Clarke, conhecida por seu papel como Daenerys em Game of Thrones, também estão no elenco. Invasão Secreta parece ter uma pegada mais investigativa, como um grande trillher, e chega ao Disney+ no início de 2023.

Guardiões da Galáxia Vol.3

James Gunn retorna para o que pode ser seu último filme da Marvel como diretor, já que recentemente assumiu o cargão de "chefão" na DC para a Warner. Guardiões da Galáxia 3 é o fim da aclamada trilogia, e traz todos os principais personagens para uma última grande aventura. Chris Pratt (Senhor das Estrelas), Zoe Saldana (Gamora), Dave Bautista (Drax), Bradley Cooper (Rocket Raccoon) e Groot (Vin Diesel) reprisam seus respectivos papéis para o longa.

Detalhes sobre a trama do filme ainda são um tanto quanto incertas. Após o início de Thor: Amor e Trovão, os Guardiões saem para patrulhar o universo, enquanto Peter Quill se recupera pela morte da Gamora original, e tenta encontrar a Gamora do multiverso. Nesse meio tempo, a equipe embarcará em uma missão perigosa, mas que ainda há poucas informações sobre.

Um dos destaques do terceiro filme será a introdução de Adam Warlock, um esperado herói das HQs que já dava postas há anos e finalmente aparecerá nos filmes, interpretado por Will Pouter. Além disso, Chukwudi Iwuji viverá o grande vilão, o Alto Evolucionário, que conduziu experiências com Rocket enquanto o guaxinim era apenas um filhote.

Guardiões da Galáxia 3 terá mais mortes comoventes, e as principais apostas apontam para o próprio Rocket ou Drax, já que o autor Dave Bautista confirmou que esse é seu último filme como o personagem. Cheio de carga emocional e músicas nostálgicas dos anos 80, o filme chega aos cinemas em 5 de maio.

Echo

s  Marvel/divulgação 

Após se destacar na série do Gavião Arqueiro com Kate Bishop, a personagem Echo ganhará seu próprio show. A protagonista será vivida por Alaqua Cox, e detalhes da trama ainda não foram divulgados.

É esperado que Vincent D'Onofrio e Charlie Cox retornem como Wilson Fisk e Matt Murdock/Demolidor. A série estreia na metade de 2023 no Disney+, mas ainda não tem uma data concreta.

Loki 2ª temporada

s  Marvel/divulgação 

Após o grande sucesso de Loki, considerada como a melhor série da Marvel até então, o show do Deus da Mentira deve ter grande importância dentro da Fase 5. Após os acontecimentos da primeira temporada, Loki e sua variante feminina precisam consertar o caos instaurado na linha do tempo.

Tom Hiddleston reprisa seu papel mais famoso como o personagem título, enquanto Sophia Di Martino também volta como Sylvie, e Owen Wilson dá vida ao engraçado Agente Mobius. A série ainda não tem data para chegar ao Disney+, mas está confirmada para a metade de 2023.

The Marvels

s  Marvel/divulgação 

The Marvels será o primeiro filme a ter uma equipe 100% feminina no MCU. Teoricamente essa é uma continuação de Capitã Marvel, contando com o retorno da vencedora do Oscar, Brie Larson. A atriz faz trio com Teyonah Parris, no papel de Monica Rambeau/Photon, e Iman Vellani, introduzida em 2022 como Ms.Marvel. Samuel L. Jackson deve ter alguma participação como Nick Fury; Park Seo-joon, o "pai" no filme Parasita, foi confirmado no elenco em um papel não divulgado.

Zawe Ashton encarna o papel de antagonista, mas até agora não há detalhes concretos sobre o enredo. O filme estreia em 28 de julho, e um trailer deve sair durante o Super Bowl, em fevereiro.

Coração de Ferro

d  MCU Wiki/divulgação 

Introduzida em Pantera Negra 2, Riri Williams é uma jovem garota prodígio que conseguiu montar uma armadura sozinha, e que ganhará sua série solo nos próximos meses. A atriz Dominique Torn segue no papel principal da série, que contará com roteiristas de shows como Expresso do Amanhã e Cara Gente Branca, logo, a trama deve ser ácida em críticas sociais. Ryan Coogler, diretor de Pantera Negra 1 e 2, atua como produtor executivo.

Anthony Ramos viverá o vilão The Hood, especializado em magias das trevas, a até agora pouquíssimos detalhes sobre a história foram revelados, mas o embate magia vs tecnologia deve ser a tônica da série. Rumores ainda indicam que o aclamado ator Sacha Baron Cohen (Boret, Os 7 de Chicago) para uma ponta como o Demônio Mephisto.

Coração de Ferro chegará ao Disney+ apenas no fim de 2023.

X-Men 97

s  Marvel/divulgação 

X-Men 97 será um revival da clássica animação dos Mutantes da década de 90. Nessa nova investida, a série animada começará imediatamente após o episódio final da animação original, tendo Magneto como o personagem líder da equipe. Informações adicionais da história não foram reveladas.

X-Men 97 contará com 10 episódios e uma segunda temporada já está em desenvolvimento. A animação também só chega ao Disney+ nos últimos meses do ano, e pode ser uma boa preperação para a chegada dos mutantes ao MCU nos próximos anos.

Agatha: Coven of Chaos

s  Marvel/divulgação 

Agatha Harkness apareceu como a principal antagonista de WandaVision, primeira série do MCU, e também terá uma série própria para chamar de sua. A atriz Kathryn Hahn reprisará o papel da bruxa, e um elenco robusto completa a produção, com Aubrey Plaza (White Lotus), Joe Locke (Heartstopper), Amy Poehler (Parks and Recreation), e Isabelle Furhman (A Órfã 2). Evan Peters também pode retornar.

Há uma grande expectativa para que Elizabeth Olsen volte a interpretar Wanda Maximoff em Coven of Chaos e explore mais o arco da personagem. Rumores também apontam que Sacha Baron Cohen fará uma participação como Mephisto, assim como em Coração de Ferro.

Agatha: Coven of Chaos era esperada para o fim de 2023, mas algumas especulações apontam que a série só chegaria no início de 2024. Agora, jornalistas afirmam que a produção não chega antes do fim de 2024. A série está passando por filmagens neste momento.

Daredevil: Born Again

d  Marvel/divulgação 

O Demolidor de Charlie Cox finalmente está de volta. Após aparecer nos episódios finais de She-Hulk, Matt Murdock voltará a combater o crime Hell's Kitchen, com a série contendo 18 episódios.

Vincent D'Onofrio também retorna como Wilson Fisk, arqui-inimigo de Mudorck. Echo (Alaqua Cox) e Tatiana Maslany, a She-Hulk, devem fazer aparições especiais. Personagens da série da Netflix, como Karen Page (Deborah Ann Woll) e Foggy Nelson (Elden Henson) devem retornar, mas ainda não foram confirmados. Jon Bernthal e Krysten Ritter são especulados para viverem os papéis de Justiceiro e Jessica Jones mais uma vez.

A série estreia apenas em 2024 no Disney+, mas não deve contar com o grau de violência da produção da Netflix.

Capitão América: Nova Ordem Mundial

d  Marvel/divulgação 

Sam Wilson é o Capitão América, e isso foi bem estabelecido com Falcão e o Soldado Invernal. Antony Mackie dá vida ao lendário personagem, mas o longa também terá Dany Ramirez e Carl Lumbly, reprisando seus papéis como Joaquin Toress e Isaiah Bradley. Tim Nelson, um cientista coadjuvante de O Incrível Hulk (2008), retorna como o vilão The Leader para o quarto filme da franquia.

Harrison Ford fará sua estreia no MCU ao interpretar o General Thaddeus "Thunderbolt" Ross, após o falecimento do ator William Hurt. Ross é popularmente conhecido como o Hulk Vermelho, e deve ser um dos principais antagonistas do longa, que não teve o enredo divulgado.

Capitão América: Nova Ordem Mundial estreia nos cinemas em 3 de maio de 2024.

Thunderbolts

s  Marvel/divulgação 

Os Thunderbolts são uma equipe de heróis, vilões e anti-heróis da Marvel, bem ao estilo Esquadrão Suicida da DC. No filme, Florence Pugh deve liderar o time como Yelena Belova, a irmã da Víuva Negra, junto a personagens como o Soldado Invernal (Sebastian Stan), Guardião Vermelho (David Harbour), Agente Americano (Wyatt Russel) e a Treinadora (Olga Kurylenko). A atriz Julia Louis-Dreyfus, vencedora de 11 Emmys, interpretará Valentina de Fontaine, uma espécie de Nick Fury inescrupulosa e atual diretora da CIA.

Não há nenhum detalhe sobre a história do filme até o momento, que estreia em 26 de julho de 2024.

Marvel Zombies

s  IMDb/reprodução 

Marvel Zombies é uma série em animação derivada diretamente do episódio 5 de What If...?. Na ocasião, a série mostrava o que aconteceria caso alguns super-heróis se transformassem em zumbis, como o Capitão América e o Homem de Ferro.

No total, a série terá quatro episódios, focando em personagens como Kate Bishop, Ms. Marvel, Yelena Belova, e Shang-Chi, contra os zumbis de Ikaris, Capitã Marvel, Fantasma e Abominável. Essa será a primeira série com selo R-Rated, equivalente ao +16/+18 anos. Marvel Zombies estreia em algum momento de 2024, mas ainda não tem uma data definida.

Blade

d  Marvel/divulgação 

O filme do Blade é um dos mais esperados para a Fase 5 do MCU. O lendário Caçador de Vampiros será vivido pelo vencedor do Oscar, Mahershala Ali, mas até agora poucos detalhes foram divulgados.

Na verdade, as filmagens de Blade deveriam ter sido iniciados há meses, mas problemas com o roteiro impediram as gravações. De acordo com o proeminente jornalista Jeff Sneider, o diretor e roteirista Bassam Tariq fez um roteiro de 90 páginas, com apenas duas cenas de ação, que teriam desapontado Ali e a Marvel.

Tariq foi dispensado do cargo, que agora conta com direção de Yann Demange (Lovecraft Country), e Michael Starrbury (Olhos que Condenam) assina o roteiro. O filme estreia 6 de setembro de 2024, mas há chances de adiamentos ocorrerem.

Deadpool 3

Deadpool 3 talvez seja um dos mais aguardados filmes de super-heróis para os próximos anos. Além de trazer Ryan Reynolds como o Mercenário Tagarela, o filme contará com retorno de Hugh Jackman como Wolwerine após o ator ter "aposentado" o personagem com Logan em 2017.

Nenhum detalhe foi revelado, mas podemos esperar muitas piadas ruins, e muitos - muitos - socos entre Deadpool e Wolwerine nas telonas. É provável que Colossus (Stefan Kapicic), Dominó (Zazie Beetz) e Cable (Josh Brolin) também retornem para o terceiro filme.

Ainda não está exatamente claro se Deadpool 3 será o filme da Fase 5 ou da Fase 6, porém, o mais provável é que o longa faça uma transição entre as fases no MCU. A produção terá direção de Shawn Levy (Stranger Things/Free Guy) e chega aos cinemas em 8 de novembro de 2024.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.