Stranger Things: 10 referências da 4ª temporada que você não percebeu

Imagem de: Stranger Things: 10 referências da 4ª temporada que você não percebeu
Imagem: Netflix/Divulgação.

A 4ª temporada de Stranger Things chegou à Netflix e, com ela, toda aquela nostalgia oitentista e o caldo de cultura pop que amamos entornar - muitos de nós de uma vez só. Mas nessa pressa, pode ser que deixemos passar algumas referências que tornam o conteúdo ainda mais legal.

Para te ajudar a aproveitar cada detalhe da série, separamos nesta lista dez das principais referências presentes na 4ª temporada de Stranger Things - oito filmes e dois easter eggs relacionados ao mundo da música. Confira a seguir!

10. Curtindo a Vida Adoidado

d  Reprodução Internet. 

Logo no início da 4ª temporada de Stranger Things, vemos a namorada de Dustin, Suzy, alterando a nota de espanhol dele no computador. Essa ideia apareceu pela primeira vez no filme clássico Curtindo a Vida Adoidado, quando Ferris Buller altera seu número de faltas. Outra curiosidade é que, assim como o filme, a 4ª temporada de Stranger Things se passa no ano de 1986.

9. Cheech e Chong

s  Reprodução Internet. 

Uma franquia citada mais de uma vez durante a temporada é a da dupla de comediantes - e fumantes declarados - Cheech & Chong.

Além da referência propriamente dita, quando os jovens de Hawkins acessam os registros dos filmes locados pelo traficante local, Rick Noia, e várias obras de Cheech e Chong pipocam na tela, existe na trama uma nova dupla que gosta de erva e anda em uma van: Jonathan e seu amigo Argyle.

8. A Hora do Pesadelo

as  Reprodução Internet. 

Uma alusão bastante coerente com o enredo da 4ª temporada, uma vez que Vecna entra na mente de suas vítimas durante uma espécie de transe, é ao vilão Freddy Krueger. Inclusive o ator que representa Victor Creel na série, Robert Englund, é o próprio intérprete do vilão em A Hora do Pesadelo.

Como Creel é o pai do Número 1, podemos dizer que ele basicamente criou o novo antagonista de Stranger Things, Vecna.

7. Halloween

gg  Reprodução Internet. 

Em mais uma referência de horror nesta temporada sombria, Michael Myers, o vilão de Halloween, é citado pelo tio de Eddie quando este compara o assassinato da líder de torcida Chrissy com a história da família de Victor Creel. Segundo o homem, aquele pai de família era o “bicho-papão de verdade”, a mesma maneira com que se referem a Myers em Halloween.

6. Obras de Stephen King

d  Reprodução Internet. 

Além da 4ª temporada assumir um tom próximo ao usado pelo mestre do horror, ao menos duas obras dele são referenciadas em Stranger Things.

O intervalo dos ataques de Vecna leva 30 anos, o de Pennywise, em It, A Coisa, é de 27; Vecna, como o vilão de It, também explora uma casa tomada para si como sua base - e ambos gostam de provocar suas vítimas antes de matá-las.

A outra obra claramente referenciada é Carrie, A Estranha, quando Eleven sofre bullying e, na pista de patinação, fica encharcada por um copo de milk-shake.

5. Star Wars

s  Reprodução Internet. 

A franquia geek volta a ser referenciada na 4ª temporada ao menos duas vezes: quando Dustin e Mike associam o favorecimento de Lucas ao time de basquete em detrimento do clube de RPG, acusam-no de ser "levado para o lado sombrio da Força".

No episódio final da batalha de Dungeons & Dragons do clube Hellfire, Dustin repete uma fala de Han Solo ao jogar os dados: "nunca me diga as probabilidades".

4. E.T. O Extraterrestre

s  Reprodução Internet. 

Ao fugir dos adultos para salvar seus amigos que estão presos no mundo invertido, a parte do elenco que está em Hawkins pega suas bicicletas e sai toda junta pedalando para fugir da polícia, como em E.T. O Extraterrestre. No filme de Steven Spielberg, os adolescentes também pedalam todos juntos para salvar a criatura de outro planeta.

3. O Senhor dos Anéis

s  Reprodução Internet. 

Eddie, o líder do clube de RPG Hellfire, cita os personagens criados por J. R. R. Tolkien na pedra da caveira ao decidir acompanhar Dustin em uma busca por um novo portal para o Mundo Invertido. Sem opção, Eddie compara a missão a uma caminhada até Mordor.

2. Van Hallen

s  Reprodução Internet. 

O próprio Eddie inicia a nossa sessão musical da lista. Seu nome, não por acaso, é o mesmo do roqueiro Eddie Van Hallen, líder da banda que leva seu sobrenome. O visual do jovem é basicamente o mesmo do cantor, famoso nos anos 80.

1. Ozzy Osbourne e o episódio com o morcego

s  Divulgação/Reprodução Internet. 

O episódio em que Ozzy mordeu um morcego não passou impune em Stranger Things: Eddie cita o fato após Steve batalhar bravamente contra criaturas parecidas com os mamíferos no mundo invertido.

Bônus: além das referências que citamos aqui, há diversas outras presentes na quarta temporada. Entre elas, os pôsteres de filmes presentes nos quartos dos personagens, como Top Gun e Evil Dead, além do button de Ghostbusters presente em uma mochila.

E você, encontrou mais alguma referência?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.