Stranger Things: quem é Vecna, o novo vilão da 4ª temporada?

Imagem de: Stranger Things: quem é Vecna, o novo vilão da 4ª temporada?
Imagem: IMDb

Os personagens de Stranger Things já enfrentaram diversas criaturas do Mundo Invertido ao longo das temporadas. Porém, nenhum deles foi tão ameaçador quanto Vecna promete ser. Os irmãos Duffer, criadores da série, recorreram ao RPG para criar o personagem e fizeram questão que, para o novo monstro da 4ª temporada de Stranger Things, fossem utilizados mais efeitos práticos do que CGI.

Abaixo, nós apresentamos alguns detalhes do vilão e o que você pode esperar dele, agora que os novos episódios da série já chegaram na Netflix.

Vecna: origem no RPG

  Liber Proeliis 

Na primeira temporada, o vilão da série foi o Demogorgon, um dos monstros do RPG de mesa Dungeons & Dragons. Agora, a série retorna às suas origens e traz mais uma das criaturas de D&D como o inimigo principal.

Vecna foi criado para o Advanced Dungeons & Dragons, segunda edição do RPG, como um feiticeiro maligno que pratica necromancia e com o tempo se transforma em um poderoso morto-vivo.

A adaptação para a série empresta um pouco dessa origem. Ele é uma pessoa que foi levada para o Mundo Invertido há muito tempo e decidiu fazer parte daquele local. Isso fez com que ele se tornasse um ser extremamente poderoso, quase que como uma versão maligna de Eleven.

Em D&D, os jogadores costumam procurar por partes do corpo de Vecna como artefatos de poder. Se os irmãos Duffer usarem esse conceito ao longo da série, é possível que os personagens tenham que enfrentar cultistas malignos de Vecna em algum momento.

Para David Harbour, a maldade sempre fez parte do Mundo Invertido, mas, desta vez, ela será elevada para um nível nunca visto antes. “Vecna é o verdadeiro grande mal que precisávamos”, explicou o ator. “O Mundo Invertido tem sido este mundo selvagem do oeste, onde há criaturas correndo por aí. Há violência, mas nunca vimos algo tão mal calculado psicologicamente como isso”.

O visual de Vecna

  Netflix 

Um dos principais destaques do vilão é o seu visual verdadeiramente ameaçador. O designer Barrie Gower comentou que ele tinha que parecer uma pessoa que se fundiu ao Mundo Invertido. “Ele é humanoide, mas estamos basicamente integrando muito dos formatos e texturas do Mundo Invertido, então há raízes e vinhas e formatos bastante orgânicos, e tecido muscular fibroso e coisas do tipo”, explicou Gower.

O artista, que também criou o Rei da Noite, de Game of Thrones, garantiu que ele é quase inteiramente feito com efeitos práticos e seu conceito partiu de outras criaturas do terror, como Pinhead, Freddie Krueger e Pennywise.

“Começamos com o traje do vilão e, para garantir que tudo estaria apertado, reduzimos o tamanho desse traje em uma dada porcentagem”, conta Gower. “Então quando tínhamos um modelo do corpo dele, nossa equipe começou a moldar o corpo em diferentes formatos. Depois dividimos o corpo em diversas seções: torso, costas e cabeça. Então, fizemos moldes de todas as peças separadas para criar os complementos prostéticos”.

A 4ª temporada de Stranger Things já está disponível na Netflix.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.