O que são Easter Eggs e quais são os mais famosos?

Imagem de: O que são Easter Eggs e quais são os mais famosos?
Imagem: Marvel

Quem é fã de filmes ou séries já deve ter ouvido falar na famosa expressão Easter Egg em alguma produção muito famosa. Mas você sabe o verdadeiro significado dessa frase?

Basicamente, os easter eggs são pequenos detalhes que conectam uma obra a outra, no entanto, para você entender ainda melhor esse conceito, nós trouxemos uma explicação mais detalhada e os mais famosos exemplos dessa expressão. Confira!

O que são Easter Eggs nos filmes e séries?

O termo é traduzido literalmente para “ovo de páscoa” e recebeu esse nome porque os telespectadores precisam procurar esses pequenos detalhes de forma minuciosa para conseguir achá-los.

Além disso, esse conceito foi inicialmente criado para jogos, quando o criador do jogo Adventure colocou a frase “criado por Warren Robinett” em um local escondido do game.

No entanto, atualmente, vemos os easter eggs muito utilizados em filmes e séries, com a adição de algum elemento que conecte outros personagens, filmes ou até mesmo outras cenas com a obra.

Assim, confira a seguir alguns exemplos práticos de como eles são utilizados no mundo dos filmes e séries.

6. Toy Story

(Fonte: Pixar/Warner/Divulgação)(Fonte: Pixar/Warner/Divulgação)Fonte:  Pixar/Warner 

Ao contrário do que muitos podem pensar sobre esse recurso, ele não é somente utilizado para conectar obras do mesmo gênero e, algumas vezes, pode ligar filmes e séries totalmente distintos de uma forma muito sutil.

Assim, um ótimo easter egg que representa essa situação é um que aparece no filme Toy Story, no qual o tapete da casa de Andy é idêntico ao carpete do Hotel Overlook, do filme de terror O Iluminado.

Esse é um detalhe que não foi confirmado se realmente foi intencional pelos criadores da animação, mas o fato é que, mesmo que coincidência, ele ainda é uma conexão entre essas duas obras.

5. Harry Potter

(Fonte: Warner/Divulgação)(Fonte: Warner/Divulgação)Fonte:  Warner 

Um ótimo exemplo de como esses detalhes são adicionados nos filmes é a franquia de Harry Potter, que, em um de seus filmes, conta com o nome de Newt Scamander no mapa dos Marotos.

Acontece que Newt é um personagem que só seria apresentado posteriormente nos filmes de Animais Fantásticos e, por isso, esse é um easter egg que conecta não só dois personagens do mesmo universo, mas dois filmes nesse mundo.

Além disso, esse foi um detalhe que antecipou as obras de Animais Fantásticos, uma vez que os filmes só foram lançados depois da famosa franquia.

4. Stan Lee no MCU

(Fonte: Marvel/Divulgação)(Fonte: Marvel/Divulgação)Fonte:  Marvel 

Esse já é um exemplo para mostrar que os detalhes nem sempre precisam ser de outras obras necessariamente, mas podem ter ligações externas que os fãs irão entender e ficarão surpresos em ver.

Assim, as aparições do criador da Marvel, Stan Lee, nos filmes do MCU são ótimos exemplos de  easter eggs, afinal, ele não faz parte necessariamente desse universo, mas os telespectadores o conhecem.

A sua última aparição foi no filme Vingadores: Ultimato, uma vez que o criador veio a falecer no ano de 2018, mas deixou seu legado nos filmes da franquia com suas pequenas participações.

3. Sex Education

(Fonte: Netflix/Divulgação)(Fonte: Netflix/Divulgação)Fonte:  Netflix 

Agora, para os que acham que esses detalhes estão presentes apenas em filmes, estão muito enganados, pois muitas séries fazem uso desse recurso para conectar personagens e até mesmo histórias do mesmo universo.

Um ótimo exemplo do uso de easter egg é a série Sex Education, da Netflix, que contou com um pôster de desaparecido após o cachorro de Adam Groff sumir, mas o que muitos não sabem é que o pôster é idêntico a um presente em outra série.

O pôster utilizado na série é o mesmo que aparece em Stranger Things quando Will Byers some e, com isso, a plataforma conseguiu conectar não só um universo, mas duas séries completamente diferentes.

2. It, A Coisa

(Fonte: Warner/Divulgação)(Fonte: Warner/Divulgação)Fonte:  warner 

Esse recurso também é muito utilizado em filmes de terror, principalmente quando conectam obras diferentes, já que eles garantem uma dose extra de medo e suspense aos fãs.

Assim, temos um bom easter egg durante o filme It, A Coisa, no qual podemos ver o personagem Eddie Kaspbrak vestindo uma camiseta que possui uma estampa de um carro bastante agressivo, conhecido também como Christine.

Esse carro é um assassino e protagonista de uma outra obra do autor Stephen King, que leva o mesmo nome do personagem.

1. Mickey Mouse na Disney

(Fonte: Disney/Divulgação)(Fonte: Disney/Divulgação)Fonte:  Disney 

Por fim, um exemplo clássico da utilização desse recurso e que continua acontecendo desde muitos anos atrás é a aparição do icônico Mickey Mouse nos filmes de animação da Disney.

Assim, os mais famosos filmes que contam com esse easter egg são A Pequena Sereia, O Rei Leão e A Branca de Neve e Os Sete Anões.

Agora que você já sabe o que são os easter eggs e os melhores exemplos desse recurso, é hora de começar a olhar com mais atenção para os filmes e séries e procurar esses pequenos detalhes!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.