Stephen King: 8 melhores séries baseadas em obras do autor

Imagem de: Stephen King: 8 melhores séries baseadas em obras do autor
Imagem: CBS/Reprodução

O escritor Stephen King é famoso por diversas obras que foram adaptadas para o cinema e para a televisão. Autor de grandes romances, como O Iluminado (1977) e O Cemitério Maldito (1983), sempre há alguma produção se inspirando em seus escritos para compor uma narrativa de tirar o fôlego.

Por esse motivo, selecionamos alguns de seus livros mais icônicos produzidos para a televisão de acordo com um ranking do Internet Movie Database (IMDb).

Confira!

8. Bag of Bones

(A&E/Reprodução)(A&E/Reprodução)Fonte:  A&E 

A minissérie consiste em apenas dois episódios e apresenta Pierce Brosnan no papel principal. A trama se desenvolve no estado americano do Maine, cenário recorrente na obra de Stephen King.

Um drama policial com toque paranormal é apresentado aos espectadores, no qual um romancista retorna a um local que mexe com seus sentimentos mais profundos, pois foi ali que sua esposa teria falecido.

7. The Shining

(ABC/Reprodução)(ABC/Reprodução)Fonte:  ABC 

Muitos sabem que Stephen King odiou a versão de O Iluminado de Stanley Kubrick, lançada em 1980. Por esse motivo, o escritor autorizou a produção de uma minissérie baseada neste romance no final dos anos 1990. Embora muitos acreditem que a obra não chegue aos pés do filme de Kubrick, outros confirmam que é uma grande produção.

Mesmo que tenha seus defeitos, a adaptação é muito mais fiel ao seu material original e, no final das contas, King afirmou que preferia a série ao seu próprio livro.

6. Under the Dome

(CBS/Reprodução)(CBS/Reprodução)Fonte:  CBS 

Lançada na última década pela CBS, a trama intrigante de Under the Dome chamou a atenção do público. Os primeiros episódios eram realmente muito potentes, mas aos poucos o ritmo foi desacelerando e a qualidade foi caindo.

Dessa maneira, as explicações para o surgimento da cúpula que cobre a cidadezinha do Maine não foram bem exploradas nos anos seguintes e King se decepcionou muito com isso.

5. It

(ABC/Reprodução)(ABC/Reprodução)Fonte:  ABC 

O famoso palhaço Pennywise já figurou em uma minissérie televisiva muito antes de ser um sucesso nas bilheterias do cinema. Em linhas gerais, é uma produção consistente que apresenta muito bem os personagens e a trama aterrorizante de It.

Contudo, por conta da época, alguns efeitos foram severamente criticados em comparações exageradas aos filmes atuais. Mesmo assim, é uma minissérie que continua sendo muito interessante e figura em uma excelente posição no ranking.

4. Nightmares and Dreamscapes

(TNT/Reprodução)(TNT/Reprodução)Fonte:  TNT 

A série antológica teve apenas uma temporada, lançada em 2006 pelo TNT. Em seus oito episódios, a produção desenvolveu histórias sinistras que continham personagens macabros em situações completamente bizarras.

Por essa certa irregularidade narrativa, há alguns episódios muito melhores que outros. No entanto, todos eles foram inspirados em histórias de Stephen King que cativaram muitos fãs ao longo do tempo.

3. The Dead Zone

(USA Networks/Reprodução)(USA Networks/Reprodução)Fonte:  USA Networks 

Consistindo em um dos romances mais famosos de Stephen King, The Dead Zone ganhou muitas adaptações desde que foi lançado. Embora não seja muito celebrada entre os admiradores do escritor, a série, lançada em 2002, aparece muito bem no ranking, mostrando que aqueles que viram gostaram muito do que foi apresentado.

Em seus episódios, distribuídos ao longo de seis temporadas, a produção apresenta Johnny (Anthony Michael Hall), que depois de acordar de um longo coma consegue prever o futuro das pessoas com apenas um toque.

2. The Stand

(ABC/Reprodução)(ABC/Reprodução)Fonte:  ABC 

Apesar de existir uma versão recém lançada, os usuários do IMDb que avaliaram The Stand preferem a minissérie dos anos 1990. Lançada especificamente em 1994, a produção contou com um elenco potente que encenou muito bem as nuances mais específicas do romance de King.

Na trama, os espectadores acompanham um mundo em colapso com a chegada de uma doença contagiosa muito perigosa. É a partir disso que duas cidades se formam e antagonizam com seus respectivos líderes e crenças.

1. Haven

(Syfy/Reprodução)(Syfy/Reprodução)Fonte:  Syfy 

Para fechar a lista, a série que está mais bem colocada no ranking foi baseada no livro The Colorado Kid, lançado originalmente em 2005. Haven foi desenvolvida ao longo de cinco temporadas em uma trama repleta de mistérios, tensões e ficção científica. A narrativa crescia à medida que os episódios iam passando, despertando a curiosidade do público de forma interessante.

E apesar de não ser tão divulgada quanto outras obras do escritor, merece ser assistida por diversos motivos, incluindo as surpresas e reviravoltas que vão sendo incorporadas ao cotidiano de seus personagens.

Uma última curiosidade: atualmente, a série Lisey's Story, disponibilizada semanalmente pelo Apple TV+, é uma das produções televisivas baseadas na obra de Stephen King que estão em exibição. Não deixe de conferir!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.