Instagram ultrapassou TikTok e foi o app mais baixado em 2023

2 min de leitura
Imagem de: Instagram ultrapassou TikTok e foi o app mais baixado em 2023
Imagem: GettyImages

O Instagram é o novo aplicativo para celular mais baixado do mundo. O serviço foi o mais baixado ao longo de 2023, ultrapassando o ríval e antigo líder TikTok.

De acordo com o levantamento do Sensor Tower, a rede social de fotos e vídeos da Meta foi baixada 767 milhões de vezes no ano passado. Esse número representa um aumento significativo de 20% em relação ao ano anterior.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A disputa de downloads anuais de Instagram (azul claro) e TikTok (azul escuro).A disputa de downloads anuais de Instagram (azul claro) e TikTok (azul escuro).Fonte:  Financial Times/Sensor Tower 

O TikTok, por sua vez, teve 733 milhões de downloads registrados. A rede social também cresceu, porém, apenas 4% em relação ao desempenho de 2022.

Rivalidade intensa entre TikTok e Instagram já dura anos

A disputa de popularidade entre os dois serviços segue quente: nos quatro anos anteriores, o Instagram ficou abaixo do concorrente em taxa de downloads, mas começou a reduzir a diferença a partir de 2021.

O relatório da Sensor Tower aponta que um dos fatores que levou o Instagram a retomar a popularidade foi a explosão do formato Reels. Os vídeos curtos, normalmente gravados na vertical e organizados por um algoritmo próprio, foram a resposta da Meta contra a própria popularização do TikTok.

Por outro lado, a ultrapassagem pode significar também que a rede social chinesa atingiu o seu pico, enquanto o serviço rival ainda tem espaço para crescer.

Por outro lado, uma das possibilidades de renovação de público da ByteDance é lançar um novo app voltado só para o compartilhamento de fotos.

TikTok ainda vence em tempo gasto por pessoa

A plataforma da Meta também vence a rival em quantidade de membros ativos, segundo o mesmo relatório. O Instagram conta atualmente com 1,5 bilhão de usuários mensais, enquanto o TikTok fechou o ano com 1,1 bilhão.

Por outro lado, o TikTok é o app mais consegue fisgar o público por tempo de uso — as sessões no aplicativo chinês duram cerca de 95 minutos por dia em média, contra 62 minutos diários do concorrente.

TikTok pode ter atingido o pico de downloads em 2023.TikTok pode ter atingido o pico de downloads em 2023.Fonte:  GettyImages 

Ainda assim, o Instagram pode disparar ainda mais na liderança ao longo de 2024 por fatores políticos e geográficos.

O TikTok atualmente corre o risco de ser banido dos Estados Unidos, caso um projeto de lei atualmente discutido no país avance. Caso isso aconteça, o banimento representaria a proibição de uso do aplicativo para todo o público do país e uma possível queda também na taxa de downloads.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.