ByteDance, dona do TikTok reduz divisão de jogos e tem demissão em massa

1 min de leitura
Imagem de: ByteDance, dona do TikTok reduz divisão de jogos e tem demissão em massa
Imagem: Getty Images/Reprodução

A ByteDance, dona do TikTok, deve demitir centenas de funcionários da sua divisão de jogos, que está passando por uma reformulação para se adequar à queda na demanda, conforme revelou a CNBC nesta segunda-feira (27). A subsidiária de games vinha recebendo investimentos bilionários nos últimos dois anos para desafiar a Tencent.

Segundo o relatório, a ByteDance não tem conseguido alcançar o mesmo sucesso com os jogos que obteve durante a pandemia de Covid-19. As regras rígidas das agências reguladoras do país também parecem ter afetado este mercado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Até o momento, a ByteDance não alcançou o mesmo sucesso que as rivais nos jogos para celular.Até o momento, a ByteDance não alcançou o mesmo sucesso que as rivais nos jogos para celular.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

A partir do recuo do segmento, a ByteDance decidiu reduzir os investimentos em jogos, chegando a pedir aos desenvolvedores que não trabalhem mais em títulos inéditos.

Chamada Nuverse, a divisão de games da ByteDance não será completamente encerrada, mas passará por uma redução significativa.

“Revisamos regularmente nossos negócios e fazemos ajustes para nos concentrarmos em áreas estratégicas de crescimento de longo prazo. Após uma revisão recente, tomamos a difícil decisão de reestruturar nosso negócio de jogos”, afirmou um porta-voz da empresa asiática, em comunicado. O número de trabalhadores afetados pela demissão em massa não foi divulgado.

Estúdio da ByteDance pode ser vendido

Como consequência da redução nos investimentos em jogos da dona do TikTok, é possível que a ByteDance venda o estúdio Moonton, como revelou uma fonte à publicação. Especializada em games para dispositivos móveis, a marca foi adquirida em 2021 por US$ 4 bilhões, o equivalente a R$ 19,5 bilhões pela cotação atual.

A aquisição representou, na época, um grande passo da empresa rumo ao mercado de jogos, com a Nuverse chegando a ter cerca de 3 mil funcionários. No entanto, ela não obteve o mesmo sucesso que a rival Tencent, dona do WeChat e responsável pelo Honor of Kings, um dos games mais populares entre os chineses.

Em relação à Nuverse, o RPG Crystal of Atlan foi um dos seus lançamentos mais comentados. A subsidiária também trouxe ao mercado títulos como Marvel Snap, Earth: Revival, One Piece: Blood Routes e Land of Empires: Immortal, entre outros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.