O Fortnite voltou? Apple reativa perfil de desenvolvedor da Epic Games

2 min de leitura
Imagem de: O Fortnite voltou? Apple reativa perfil de desenvolvedor da Epic Games
Imagem: Getty Images/Reprodução

Apple mudou de ideia e restabeleceu a conta de desenvolvedor da Epic Games nesta sexta-feira (8), dois dias após banir o perfil da produtora de jogos no iOS. A informação foi confirmada pela própria empresa em uma atualização divulgada no seu site.

De acordo com o estúdio responsável pelo Fortnite, a reviravolta aconteceu após a Apple ter sido questionada pelas autoridades regulatórias europeias. “Isto envia um forte sinal aos desenvolvedores de que a Comissão Europeia agirá rapidamente para fazer cumprir a Lei dos Mercados Digitais (DMA) e responsabilizar os controladores de acesso”, escreveu a companhia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um dia após o cancelamento da conta da Epic no Apple Developer Program, os reguladores da União Europeia anunciaram que iriam investigar a situação e solicitaram esclarecimentos sobre o banimento à fabricante do iPhone. A intervenção do órgão foi comemorada pelo CEO da Epic Games, Tim Sweeney.

Conforme o executivo, esta foi a primeira grande vitória da DMA, referindo-se à nova legislação europeia, que acaba de entrar em vigor. “Uma grande vitória para o Estado de direito europeu, para a Comissão Europeia e para a liberdade de expressão dos produtores em todo o mundo”, celebrou Sweeney, utilizando seu perfil no X/Twitter.

Fortnite de volta ao iOS?

Os primeiros capítulos da batalha entre a Apple e a Epic Games aconteceram em 2020, quando a produtora tentou escapar da taxa de 30% cobrada pela Maçã nas transações dentro da App Store ao introduzir seu próprio sistema de pagamentos. Em resposta, a gigante da tecnologia decidiu remover o Fortnite do iOS, deixando os fãs do jogo sem acesso no iPhone e no iPad.

Desde então, as duas empresas têm travado grandes disputas nos tribunais, com vitórias para ambos os lados em diferentes tipos de processos. A relação entre elas fora do ambiente jurídico também tem sido marcada por um clima nada amistoso, com muitas farpas trocadas ao longo dos anos.

Mas a partir do restabelecimento da conta de desenvolvedor da editora, o retorno da Epic à loja de apps do iOS não deve demorar a acontecer, podendo resultar também na volta do famoso jogo aos dispositivos da Apple, pelo menos na Europa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.