Mudança na App Store trará Fortnite e Xbox Game Pass aos iPhones e iPads

2 min de leitura
Imagem de: Mudança na App Store trará Fortnite e Xbox Game Pass aos iPhones e iPads
Imagem: Epic Store
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Considerada a maior mudança da App Store desde o lançamento do iPhone em 2007, a Apple permitirá que usuários de iOS instalem aplicativos que não estão disponíveis em sua loja oficial de aplicativos. A mudança era especulada desde 2022 e, como esperado, se tornará uma realidade a partir de março.

Para os gamers de plantão, a novidade trará mudanças positivas: as novas regras permitem o lançamento de apps com um catálogo de jogos para streaming globalmente. Com a nova regra, a Microsoft poderá lançar o aplicativo oficial do Xbox Game Pass nos iPhones e iPads, trazendo jogos em nuvem para o ecossistema da Apple.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Aplicativos de jogos via nuvem finalmente poderão ser lançados na App Store.Aplicativos de jogos via nuvem finalmente poderão ser lançados na App Store.Fonte:  Xbox 

Além disso, o Nvidia GeForce Now, que permite streaming de jogos de PC, também poderá ganhar um app dedicado nos aparelhos da Apple. Atualmente, a solução só funciona nos dispositivos da marca por meio do navegador do iOS.

A alteração nas regras da Apple também permitirá o relançamento de Fornite na App Store. Segundo a desenvolvedora do game, o battle royale será liberado na plataforma da Apple em um aplicativo da Epic Store. Uma data para isso acontecer ainda não foi revelada e, inicialmente, o retorno do game aos iPhones só acontecerá na Europa.

Aplicativos externos e mais alterações

Além do retorno de Fortnite e chegada de lojas de games, a Apple Store finalmente permitirá a instalação de aplicativos por fora da App Store. A empresa ainda revisará os aplicativos e a loja para que os smartphones possam fazer a instalação com total segurança.  Ou seja: por mais que não esteja alocado em sua loja oficial, ainda será necessário passar pela revisão da Apple para saber se tudo segue os protocolos de qualidade. Em novembro, falamos sobre essa possibilidade.

Ao fazer o download por fora da App Store, os donos dos smartphone visualizarão algumas capturas de tela e informações sobre a desenvolvedora do aplicativo. Algo semelhante ao que já acontece na Google Play Store e na própria App Store.

O usuário também precisará dar uma permissão para que o aplicativo tenha acesso ao armazenamento interno do iPhone. E será possível definir um aplicativo não desenvolvido pela Apple como padrão.

Mais novidades anunciadas para o iOS 17.4

Antes da mudança, desenvolvedores de navegadores para o iOS eram obrigados a usar o motor de exibição WebKit da Apple. A partir de março, será possível utilizar outros motores e, quando um novo iPhone for configurado, outras opções além do Safari poderão ser instaladas.

iOS 17.4 já entrou em betaiOS 17.4 já entrou em betaFonte:  MacRumors 

O NFC da Apple também está sendo destravado: com a mudança, será possível realizar pagamentos sem a interferência do Apple Pay.  Uma taxa de 3% será cobrada pelos desenvolvedores que escolherem usar as plataformas de pagamento da Apple.

Também haverá uma redução na comissão de 10% a 17% e a taxa de tecnologia, (cobrada por cada instalação anual) para aplicativos com mais de 1 milhão de downloads, será de 0,50 centavos de euro (R$ 2,66 em conversão direta).

Vale ressaltar que, inicialmente, grande parte das mudanças serão válidas apenas nos países da União Europeia. Com isso em mente, ainda não existe estimativa de liberação de todos os novos recursos para o Brasil.

-

Assine o Xbox Game Pass

Widget de produto do Hub de Ofertas

Game Pass é uma plataforma de jogos da Microsoft, que oferece aos gamers uma diversidade de jogos de PC e Xbox por meio de assinatura. Aproveite e assine já o Game Pass!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.